publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE elege nova diretoria

30 de maio de 2019


A ABDE tem um novo corpo diretivo, eleito na manhã dessa quinta-feira (30/4), durante a Assembleia Geral Eleitoral da Associação, no Rio de Janeiro. O presidente Perpétuo Socorro Cajazeiras, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, foi reeleito para o mandato no período de 2019 a 2021, ao lado dos vice-presidentes Sérgio Gusmão (BDMG) e Ênio Mathias Ferreira (Banco do Brasil).
Completam a diretoria os seguintes executivos das instituições associadas: Jeanette Halmenschlager Lontra (Badesul), Luiz Corrêa Noronha (BRDE), Roberto Marucco (BNDES), Heraldo Alves das Neves (Fomento Paraná), Paulo de Oliveira Costa (Desenbahia), Valdecir José de Souza Tose (Banco da Amazônia) e Rubens Rodrigues Filho (Bancoob).
Graduado em Administração pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FIA/USP, Perpétuo Socorro Cajazeiras é funcionário de carreira do Banco do Nordeste (BNB) e ocupa atualmente o cargo de diretor de Planejamento. Desde 2017 compõe a diretoria da ABDE e assumiu a presidência da Associação em abril deste ano, antes de ser reeleito, no processo desta quinta-feira.
Em seu discurso, Cajazeiras destacou que pretende ampliar as parcerias com entidades governamentais e organismos multilaterais e aprofundar a integração entre as Instituições Financeiras de Desenvolvimento, com o objetivo de que o Sistema Nacional de Fomento prossiga em sua missão de apoiar o desenvolvimento brasileiro. “Nossos desafios têm a dimensão do Brasil, têm o compromisso estreito com a regionalidade e a integração de nossas diversificadas atividades, e têm o objetivo de formar uma forte e atuante rede federativa de fomento”, frisou.
Conselho Fiscal – Também nesta quinta-feira, foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal da ABDE, para o biênio 2019-21. Os nomes aprovados pela Assembleia da Associação foram: André Godoy (Finep), Eduardo Machado (Badesc) e Pedro Pedrosa (BRB), como membros titulares; e Antonio Senger (Sicredi), Maurício Duque (Bandes) e Valquíria Delmondes (AgeRio) na suplência do colegiado, que é responsável por fiscalizar a execução da política orçamentária da Associação e examinar suas contas, a cada exercício.
 
Confira o discurso de posse do presidente Perpétuo Socorro Cajazeiras
 “É uma grande honra presidir a ABDE neste ano em que a Associação completa 50 anos de atuação, movida pela estimulante missão de trabalhar em prol do desenvolvimento brasileiro. Tenho certeza que esse é um sentimento uníssono, que contagia não só a mim, mas também toda a Diretoria recém-eleita, os demais presidentes das instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento e o corpo de funcionários da ABDE.
Nossos desafios têm a dimensão do Brasil, têm o compromisso estreito com a regionalidade e a integração nacional e local de nossas diversificadas atividades; e têm o objetivo de formar uma forte e atuante rede federativa de fomento.
Vamos aprimorar e ampliar as nossas parcerias com entidades governamentais e organismos multilaterais. Vamos promover a maior integração entre os associados. Vamos rever nossos processos e estratégias, e nesse particular teremos também o apoio decisivo do Planejamento Estratégico para o período 2020-2023, sobre o qual já iremos nos debruçar hoje à tarde, na Assembleia Ordinária.
Para tornarmos a ABDE ainda mais afinada, atuante e representativa do Sistema Nacional de Fomento, é fundamental que as informações dos nossos associados nos cheguem de forma mais célere e frequente. Por isso apelo a todos que nos apoiem a intensificar essa importante rede de informações, cujos frutos enriquecem o nosso papel de entidade associativa.
Por fim, nesse breve discurso, quero afirmar que todas as nossas ações estarão sempre pautadas em transparência e gestão financeira; e que “modernidade” e “criatividade” devem ser reconhecidas como a marca da ABDE que inicia a jornada para um futuro que não pode prescindir de desenvolvimento e dos principais atores de ações e projetos para o crescimento sustentável do país, que somos todos nós aqui presentes.”

Mais notícias