publicações-rumo

Publicações

Notícias


Nota – Programa Crédito da Mulher

Nota – Programa Crédito da Mulher

7 de março de 2023

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que reúne 34 instituições financeiras no Sistema Nacional de Fomento (SNF), cumprimenta a Câmara dos Deputados pela aprovação do projeto de lei que cria o “Programa Crédito da Mulher”. A proposta pretende facilitar a obtenção de empréstimo por micro e pequenas empresas controladas e dirigidas por mulheres.

De acordo recente estudo “Caracterização de MPMEs brasileiros e barreiras ao acesso ao crédito a partir de uma perspectiva de gênero”, Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela ABDE, as mulheres representam apenas 30,6% dos empregadores no Brasil e 35,3% dos trabalhadores autônomos, considerando todos os portes de empresas.

Criada em 1969, a ABDE também acredita na sensibilidade do Senado, para onde seguiu a proposta. De acordo com o texto, pelo menos 25% dos recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) serão obrigatoriamente destinados a este tipo de negócio.

A ABDE acredita que é fundamental incentivar e fomentar os negócios liderados por mulheres e criar oportunidades para a inserção delas no empreendedorismo, por meio de políticas públicas sustentadas na equidade de gênero, defendida pelo Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, e que busquem uma sociedade justa e igualitária.

Mais notícias