Notícias

MMA e BNDES anunciam relançamento do Fundo Clima
24 de agosto de 2023
O Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) relançaram, nesta quinta-feira (24/8), o Fundo Clima. A retomada aconteceu durante reunião, em Brasília/DF, que contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Durante o encontro, o dirigente da instituição de fomento ressaltou a importância da iniciativa para o Brasil e declarou os passos futuros “O BNDES está preparando iniciativas para captar bônus sustentáveis e bônus verdes e capitalizar o Fundo Clima, que é o grande instrumento do programa de transição ecológica e de boa parte das exigências do PAC e da política industrial que estão associadas à transição energética. É um fundo decisivo para o planeta, para o futuro da economia brasileira.”, afirmou Aloizio Mercadante.
O Fundo Clima, que anteriormente era utilizado pelas instituições que compõe o Sistema Nacional de Fomento (SNF) como instrumento de financiamento para alavancar a agenda sustentável, principalmente em projetos voltados para a transição climática, contém, segundo a ministra Marina Silva, cerca de R$ 2 bilhões em recursos acumulados atualmente, e passa a ter a meta de captar cerca de R$ 10 bilhões para o financiamento de projetos em sustentabilidade.
Sobre o Fundo Clima:
O Fundo Clima, criado pela Lei 12.114 em 09/12/2009, regulamentado pelo Decreto 7.343, de 26/10/2010, e atualmente regido pelo Decreto 10.143, de 28/11/2019, é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima que garante recursos para apoio projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas. Além de apoiar a implantação de empreendimentos, a aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos.
Caravana de Crédito voltada para setor turístico chega ao Oeste do Paraná na terça
25 de setembro de 2023
Sistema Nacional de Fomento poderá ofertar crédito mais barato após Copom reduzir juros
22 de setembro de 2023
Número de empréstimos realizados pela Desenvolve MT quadruplica
20 de setembro de 2023
GoiásFomento reduz taxas de juros para micro, pequenas e médias empresas
19 de setembro de 2023
Diretor do BNDES afirma que países que devem ao Brasil não terão financiamento do banco
18 de setembro de 2023