publicações-rumo

Publicações

Notícias


MMA e BNDES anunciam relançamento do Fundo Clima

MMA e BNDES anunciam relançamento do Fundo Clima

24 de agosto de 2023

O Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) relançaram, nesta quinta-feira (24/8), o Fundo Clima. A retomada aconteceu durante reunião, em Brasília/DF, que contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.  

Durante o encontro, o dirigente da instituição de fomento ressaltou a importância da iniciativa para o Brasil e declarou os passos futuros “O BNDES está preparando iniciativas para captar bônus sustentáveis e bônus verdes e capitalizar o Fundo Clima, que é o grande instrumento do programa de transição ecológica e de boa parte das exigências do PAC e da política industrial que estão associadas à transição energética. É um fundo decisivo para o planeta, para o futuro da economia brasileira.”, afirmou Aloizio Mercadante. 

O Fundo Clima, que anteriormente era utilizado pelas instituições que compõe o Sistema Nacional de Fomento (SNF) como instrumento de financiamento para alavancar a agenda sustentável, principalmente em projetos voltados para a transição climática, contém, segundo a ministra Marina Silva, cerca de R$ 2 bilhões em recursos acumulados atualmente, e passa a ter a meta de captar cerca de R$ 10 bilhões para o financiamento de projetos em sustentabilidade.  

Sobre o Fundo Clima: 

O Fundo Clima, criado pela Lei 12.114 em 09/12/2009, regulamentado pelo Decreto 7.343, de 26/10/2010, e atualmente regido pelo Decreto 10.143, de 28/11/2019, é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima que garante recursos para apoio projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas. Além de apoiar a implantação de empreendimentos, a aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos.  

Mais notícias