publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Ministério da Agricultura celebram acordo para desenvolvimento sustentável do setor

ABDE e Ministério da Agricultura celebram acordo para desenvolvimento sustentável do setor

2 de maio de 2022

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) celebraram, nessa terça-feira (03/05), um Protocolo de Intenções para a execução de projetos no âmbito dos Planos AgroNordeste e Norte + Sustentável e outros planos, com objetivo de promover o desenvolvimento territorial rural por meio do incremento da produção, renda e bem estar social. Com a iniciativa, as instituições pretendem definir estratégias e ações de desenvolvimento econômico para o setor agrícola brasileiro.

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, destacou durante a assinatura do acordo que vê com grande satisfação a interlocução entre a Associação e Mapa. “O financiamento à agricultura é um dos pilares do Sistema Nacional de Fomento e peça importante do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, lançado por nós neste ano. Demos hoje apenas um primeiro passo de um caminho fundamental para o Brasil com a construção de uma agenda conjunta para o financiamento sustentável do setor”, disse Jeanette, que também preside a Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul).

“Hoje é um dia de delecração, pois tenho certeza que é o início de muitas ações que vamos fazer juntos, ministério e ABDE. O objetivo desse nosso encontro é justamente fazer com as duas instituições trabalhem em parceria para o desenvolvimento de cadeias produtivas nos territórios”, completou o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Fernando Silveira Camargo.

A cooperação, coordenada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do ministério (SDI), busca debater e encontrar soluções conjuntas para promover a inclusão produtiva, questões como a regularização fundiária, ambiental e sanitária, a defesa agropecuária e a regularização agroindustrial. A promoção do financiamento a projetos de agricultura sustentável se apresenta como item prioritário do acordo.

Dentre as ações conjuntas que deverão ser realizadas estão a implementação de oficinas territoriais de planejamento, estruturação de carteiras de projetos e planos de negócios, apoio à governança territorial, elaboração de estudos estratégicos, captação de recursos para financiamento de projetos de desenvolvimento territorial rural e execução de projetos de desenvolvimento territorial rural sustentável, proporcionando o desenvolvimento socioeconômico rural.

A cerimônia de assinatura também contou com a presença do diretor da ABDE e presidente da Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), Heraldo Neves, e do secretário-executivo da ABDE, José Luis Gordon, entre outros convidados.

Mais notícias