publicações-rumo

Publicações

Notícias


Linha de crédito do BNB gera incentivo para profissionais liberais

28 de fevereiro de 2013

Com o objetivo de incentivar o aumento da produtividade, a manutenção e a geração de emprego e renda aos profissionais liberais o Banco do Nordeste oferece a oportunidade de financiamentos por meio do Proliberal, linha de crédito específica para este segmento profissional. 

O recurso é destinado a investimentos em bens e serviços associados às atividades, de acordo com a habilitação profissional do beneficiário, e ainda para capital de giro destinado a suprir as necessidades da execução das atividades. Dependendo da área de atuação, ainda é possível o financiamento de aquisições isoladas. 

As operações são realizadas de forma individual, ficando impedido o uso do recurso para pagamento de dívidas, de assessoria empresarial e técnica, para aquisição de imóveis ou aquisição de programas e bens de informática usados, veículos automotivos e obras de construção civil, exceto para reforma e/ou adaptação do imóvel onde já são realizadas as atividades fins do profissional que recebe o financiamento. 

Portanto, qualquer pessoa física que seja profissional liberal de nível médio ou superior, inclusive recém-formado, comprovadamente registrado no respectivo conselho de fiscalização das profissão e que possa exercer a profissão legalmente está apto a receber o recurso por meio do Proliberal. 

Vale ressaltar que profissionais da área da saúde também podem ter acesso a esta linha de crédito. Como é o caso da odontóloga Andrezza Risuenho, que conta como apoio do Banco, por meio desse tipo de financiamento, foi imprescindível para o início do seu empreendimento. 

“Para mim, a montagem de uma clínica odontológica era um projeto futuro, porque os custos desse tipo de empreendimento são significativos. Procuramos o Banco do Nordeste para entender como funcionava a linha Proliberal e quando conhecemos os benefícios, as baixas taxas de juros e o amplo prazo para pagamento, o nosso projeto se concretizou ali mesmo, dentro da agência. Naquele dia, tomamos as providências necessárias, efetivamos a operação e o recurso foi fundamental para a compra dos equipamentos da clínica”, contou Andrezza. 

Para os casos de profissionais liberais que sejam empregadores de mão de obra (secretária, recepcionista, digitador, arquivista, desenhista, assistente, etc.), é necessário que estejam inscritos no INSS como empregadores para obterem o respectivo Certificado de Empreendedor Individual (CEI), tendo também de comprovar estar em dia com a entrega da Relação Anual de Informações Sociais. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNB

Mais notícias