Notícias
Índice de confiança do consumidor registra nova queda
31 de dezembro de 2014
Divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda de 6,7% entre dezembro e janeiro de 2015, passando 96,2 para 89,8 pontos. O resultado é o pior da série histórica, iniciada em 2005.
Segundo Tabi Thuler Santos, economista FGV/IBRE, “A queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação”.
O resultado do ICC foi causado pela piora tanto da satisfação dos consumidores com o momento presente, medida pelo Índice da Situação Atual (ISA), que caiu 8,6% para 88,5 pontos, quanto das expectativas em relação aos meses seguintes, medidas pelo Índice de Expectativas (IE), que recuou 6,2% (90,8 pontos). Os dois índices estão no menor nível desde o início da série.
Como pode ser observado no gráfico, tanto o ICC quanto o ISA e o IE estão convergindo para o mesmo patamar. Ademais, percebe-se uma tendência baixista das expectativas. Dado que o índice de expectativas é uma antecipação de um evento futuro, não há indícios de retomada do otimismo do consumidor na economia.
Fonte: FGV/IBRE
Instituições associados à ABDE são vencedoras do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica
30 de abril de 2025
ABDE e Bancos de Desenvolvimento debatem com Galípolo ampliação de limites para LCDs e financiamento ao setor público
29 de abril de 2025
Empresas capixabas intensificam busca por crédito para descarbonização
28 de abril de 2025
Sicredi capta US$ 35 milhões para financiamentos a linhas de crédito e atividades sustentáveis
28 de abril de 2025
AGE recebe presidente do ITEPE para debater futuras parcerias
25 de abril de 2025