publicações-rumo

Publicações

Notícias


Incentivo a operações das IFDs com o BNDES

30 de junho de 2011

A ABDE organizou, pela primeira vez, a edição de um Trein@BNDES exclusivo para Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) associadas. A ferramenta de treinamento do Banco visa disseminar o conhecimento sobre as formas disponíveis de apoio indireto automático.

O curso foi realizado em dois módulos: online, com um mês de duração, e presencial. Este último ocorreu dias 13 e 14 de julho, na sede do Banco, no Rio de Janeiro, permitindo aos participantes o aprofundamento de informações normalmente repassadas in company.

 

“Foi muito importante porque, com isso, puderam participar as instituições de menor porte e as IFDs que desejavam treinar apenas poucos funcionários. Quando realizado in company, é exigido um número mínimo de pessoas”, explica Eduardo Debaco, gerente de Treinamento do BNDES, vinculado à Área de Operações Indiretas Automáticas. Segundo ele, o Banco vem registrando forte crescimento do número de operações indiretas, inclusive com associados da ABDE.

 

O diretor de Operações da GoiásFomento, Álvaro Augusto Cruz Fonseca dos Reis, que já tinha feito o curso em outra oportunidade, elogiou a metodologia empregada pelo BNDES. Ele justificou o interesse da Agência no Trein@BNDES: “Enviamos seis participantes ao curso, entre eles os coordenadores de Atendimento e de Análise de Crédito, e é nosso desejo enviar outros técnicos nas futuras edições”.

 

De acordo com o diretor, interessa à GoiásFomento estar apta a operar de forma ampla com as linhas de financiamento do BNDES, uma vez que a Agência já é credenciada do Banco. “Pretendemos dar um upgrade nos repasses do Banco. Por isso, vamos começar a disponibilizar as linhas que o BNDES disponibiliza para o mercado, ao menos num primeiro momento, na mesma proporção que repassamos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO)”, afirma Álvaro Reis.

 

Ezequiel Loureiro Nascimento, gerente de Relacionamento Corporativo do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), considerou o treinamento muito efetivo. “Terá reflexo no número de operações do Bandes com o BNDES, porque revimos gargalos. Gostaria de elogiar o domínio apresentado pelos instrutores, pois não houve uma questão sem resposta. Certamente, o curso abre novas oportunidades”, ressalta.

 

João Augusto Pérsico, analista de crédito do Sebrae Nacional, também participou dos dois módulos. Seu interesse é conhecer melhor as linhas de crédito disponíveis para divulgar entre as empresas de pequeno porte. O Sebrae está preparando um site sobre as linhas de crédito existentes para micro e pequenas empresas (MPEs). Inicialmente, adianta Pérsico, serão catalogadas as opções oferecidas pelas instituições públicas federais e posteriormente também as linhas das agências de fomento e banco de desenvolvimento estaduais. Futuramente, constarão ainda as linhas dos bancos comerciais. O site deve entrar no ar até o fim de julho.

 

O Trein@BNDES funciona no endereço www.treina.bndes.gov.br, com livre acesso para as instituições financeiras. O módulo presencial, somente para instituições credenciadas no BNDES, precisa ser agendado com antecedência, devido à grande procura.

 

 

Fonte: Ascom/ABDE.

Mais notícias