BLOG

IFDS APLICAM POLÍTICAS PÚBLICAS PELA GERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE OPORTUNIDADES

17 de março de 2020 às 12:45
Compartilhe essa notícia

Nos arranjos produtivos incipientes e em desenvolvimento, as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) podem executar políticas públicas que, além da geração de emprego e renda, também promovam a redução das desigualdades sociais.

Em Roraima, por exemplo, a Desenvolve RR, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Roraima (Funder), já liberou R$ 3,5 milhões no último ano, beneficiando 647 projetos. Por intermédio de uma das linhas desse fundo, a Balcão de Ferramentas, a agência conseguiu atender à comunidade ribeirinha de Santa Maria do Boiaçu, localidade distante da capital do estado, que de outra forma não teria oportunidade de receber investimentos. Lá foram financiados R$ 105 mil para a compra de equipamentos necessários às atividades de 37 moradores da região, em 2018.

A Desenbahia financiou a implantação e a ampliação da fábrica de envasamento de água de coco Obrigado. A empresa conseguiu a certificação B Corp, devido ao seu projeto que, por meio da parceria com a comunidade local, realiza o cultivo sustentável junto às áreas adjacentes à Mata Atlântica (preserva 70% da floresta), incentiva a produção local e utiliza todas as partes do coco no intuito de não produzir resíduo. Além de gerar 600 empregos diretos e indiretos, esta agroindústria criou o Instituto Gente, que apoia projetos educacionais e culturais para a população de Pedra Grande, município de Conde Bahia (BA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *