publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum do Desenvolvimento apresenta Plano ABDE 2030 e reúne lideranças internacionais para discutir sustentabilidade

Fórum do Desenvolvimento apresenta Plano ABDE 2030 e reúne lideranças internacionais para discutir sustentabilidade

14 de março de 2022

Evento organizado pela ABDE reúne economistas ligados aos presidenciáveis, Banco Mundial, BID, OCDE e instituições financeiras dos cinco continentes

Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade composta pelos bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito de todo o país, Finep e Sebrae, a 7ª edição do Fórum de Desenvolvimento acontece nos dias 15 e 16 de março, em Brasília. O evento será transmitido online e tem inscrições gratuitas pelo site: www.forumdodesenvolvimento.com.br. O Fórum oferece palestras, debates e mesas redondas com a equipe econômica dos presidenciáveis e integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, incluindo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Fórum do Desenvolvimento vai debater uma agenda global comum a todos os cinco continentes, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis, em sintonia com a Agenda 2030. Durante o evento, será apresentado o Plano ABDE 2030, documento criado pela entidade com ações concretas para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement –AFD) Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF),  do projeto FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis, da Agência Alemã de Cooperação (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ) e do Banco de Brasília (BRB)

“Os associados da ABDE que integram o Sistema Nacional de Fomento estão sintonizados com essa agenda global de desenvolvimento e têm o compromisso de mobilizar recursos para financiar projetos que viabilizem uma transição para uma economia mais sustentável e inclusiva”, afirma a presidente da ABDE, Jeanette Lontra.

A abertura do Fórum do Desenvolvimento contará com mesa redonda composta por lideranças de instituições financeiras de desenvolvimento. Entre elas a Secretária Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Rebeca Grynspan; a Gerente de Instituições para o Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Susana Guerra, a Diretora Geral Adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Marie-Hélène Loison, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, o Vice-Presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache, a Coordenadora Residente das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil), Silvia Rucks; o Presidente do Banco de Brasília (BRB),  Paulo Henrique Costa, e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix.

Em seguida, será apresentado o Plano ABDE 2030. Economistas ligados aos presidenciáveis participam da discussão e receberão o documento. Dentre os nomes confirmados estão os economistas Guilherme Mello (Lula), Affonso Pastore (Sergio Moro), Zeina Latif (João Doria), Germano Rigotto  (Simone Tebet) e Nelson Marconi (Ciro Gomes).

O segundo dia do evento terá como tema “Impulsionando as missões do Brasil na agenda da sustentabilidade e inovação”. Serão seis painéis de discussão ao longo do dia, com as participações de presidentes de instituições financeiras de desenvolvimento, acadêmicos e representantes de entidades privadas.

Entre os participantes confirmados no dia 16 estão a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; a diretora de Estratégia do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Saloua Sehili; e a professora da Columbia University, Stephany Griffith-Jones.

Confira a programação completa no site e faça a inscrição no site do evento: www.forumdodesenvolvimento.com.br.

 

Mais notícias