publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná recebe Agência Francesa de Desenvolvimento

31 de janeiro de 2014

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) finalizou, na última semana, uma missão com objetivo de preparar um programa de financiamento para políticas públicas de gestão de resíduos sólidos nos municípios paranaenses, em parceria com a Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná). O grupo teve uma série de reuniões técnicas com a equipe da agência, para conhecer a instituição, e também esteve em contato com órgãos ligados à política ambiental do estado, conheceu projetos privados e fez visitas a municípios.

O chefe de Projetos da AFD em Paris, David Fardel, que liderou a missão, disse que o grupo teve uma impressão muito positiva do trabalho realizado pela Fomento Paraná e da integração entre as equipes da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto das Águas, do Instituto Ambiental, da Sanepar e do Paranacidade, que estão envolvidas nos projetos e que integram o Comitê Gestor do Programa Paraná Sem Lixões.

“Ficamos bastante satisfeitos com a receptividade e com a disponibilidade das equipes técnicas envolvidas. Esperamos conseguir chegar a um entendimento para implantar esta linha de crédito rapidamente”, disse Fardel. Segundo ele, a agência francesa tem grande interesse nas questões climáticas e de preservação ambiental no Brasil e considera importante apoiar a União, os estados e as entidades do terceiro setor e empresas na implementação de políticas públicas nessa área.

A missão francesa avaliou um conjunto de projetos públicos e privados na área de coleta, triagem, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. Estes projetos poderão ser financiados por meio de uma linha de crédito aberta pela agência para a Fomento Paraná, especialmente para atender projetos públicos e do setor privado para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões a céu aberto até agosto de 2014.

O objetivo da AFD é criar uma relação perene com a agência paranaense, que será responsável pelo financiamento dos programas no estado. “Os projetos que começamos a avaliar são interessantes e comprovam o trabalho da Fomento Paraná como um dos principais agentes do processo”, afirma Fardel.

O presidente da agência de fomento, Juraci Barbosa, destacou a importância para a instituição de concretizar as negociações com a AFD. “A empresa está dando um grande passo em sua história, passando para um novo patamar no âmbito das instituições financeiras de desenvolvimento no país. Por isso, todos os setores estão engajados nesse projeto”, disse ele. “Isso ficou bem claro na manifestação de um dos integrantes da missão, que atua na área de riscos da AFD, que teceu um grande elogio à solidez econômico-financeira da nossa instituição”, afirmou o presidente da agência.

A Fomento Paraná agora aguarda que a agência francesa envie as condições para a contratação dos projetos, que serão submetidas à aprovação do Conselho de Administração ainda em fevereiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Fomento Paraná
Mais notícias