publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná, BRDE e Cresol vão operar programa para inovação em micro e pequenas empresas com Sebrae e Finep

Fomento Paraná, BRDE e Cresol vão operar programa para inovação em micro e pequenas empresas com Sebrae e Finep

26 de abril de 2023

A Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e a cooperativa de crédito Cresol serão as operadoras no Paraná do programa Crédito Inovação, apresentado em videoconferência, no dia 11 de abril, pelo Sebrae e pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. O objetivo do programa é facilitar a contratação de linhas de crédito por micro e pequenas empresas que buscam investir em atividades inovadoras.

A iniciativa vai disponibilizar até R$ 1 bilhão em linhas da Finep para o financiamento das empresas desse porte em todo o país, por intermédio das instituições financeiras parceiras. Nesta parceria, o Sebrae contratou consultores especializados e oferecerá consultoria gratuita para facilitar o processo do acesso ao crédito, que tem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos que as linhas disponíveis no mercado. E vai colocar à disposição também o Fundo de Aval Fampe, para garantia nos financiamentos.

“O Paraná vem direcionando vários esforços para promover a inovação. São iniciativas importantes que se somam aos esforços da Finep e do Sebrae e que devem trazer grandes resultados para o progresso das empresas paranaenses”, disse Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná. Ele lembra que nesta semana o governador assinou decretos estaduais que regulamentam a Lei de Inovação do Paraná e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná — FIME/PR, que vai permitir à Fomento Paraná oferecer até taxa de juros zero em financiamentos para inovação.

Para Wilson Bley Lipski, diretor-presidente do BRDE, o novo programa tem grande potencial para fomentar a inovação. “Essa parceria vai ajudar a resolver os principais gargalos do processo, que é a dificuldade do empreendedor de micro e pequenas empresas de colocar as ideias de um projeto no papel e de ofertar garantias”, afirma Bley.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, o auxílio dos consultores na elaboração do projeto poupa tempo no processo de tramitação das propostas de financiamento. “Crédito planejado é crédito mais barato. E, além de planejamento, crédito também é relacionamento. Por isso, o Sebrae ajuda os empresários de micro e pequenas empresas desde o início da proposta, com consultorias de inovação, passando pela gestão do recurso até a prospecção do mercado”, pontuou Rissete.

O gerente da Regional Sul da Finep, Bruno Camargo, explicou que projetos inovadores são aqueles que desenvolvem ou melhoram um projeto, produto ou serviço da empresa. O recurso também pode ser utilizado para melhorar um processo interno da empresa, não necessariamente ser aplicado no desenvolvimento de um produto. “O conceito de um projeto inovador é responder à pergunta ‘para quê’ e não ‘o quê’. Não se trata apenas de comprar um equipamento, por exemplo. É um projeto muito mais abrangente que pode envolver, estudos, equipe técnica, e tecnologia”, afirmou Camargo.

Fonte: Ascom/Fomento Paraná/BRDE

Mais notícias