Notícias

Fomento Paraná, BRDE e Cresol vão operar programa para inovação em micro e pequenas empresas com Sebrae e Finep
26 de abril de 2023
A Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e a cooperativa de crédito Cresol serão as operadoras no Paraná do programa Crédito Inovação, apresentado em videoconferência, no dia 11 de abril, pelo Sebrae e pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. O objetivo do programa é facilitar a contratação de linhas de crédito por micro e pequenas empresas que buscam investir em atividades inovadoras.
A iniciativa vai disponibilizar até R$ 1 bilhão em linhas da Finep para o financiamento das empresas desse porte em todo o país, por intermédio das instituições financeiras parceiras. Nesta parceria, o Sebrae contratou consultores especializados e oferecerá consultoria gratuita para facilitar o processo do acesso ao crédito, que tem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos que as linhas disponíveis no mercado. E vai colocar à disposição também o Fundo de Aval Fampe, para garantia nos financiamentos.
“O Paraná vem direcionando vários esforços para promover a inovação. São iniciativas importantes que se somam aos esforços da Finep e do Sebrae e que devem trazer grandes resultados para o progresso das empresas paranaenses”, disse Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná. Ele lembra que nesta semana o governador assinou decretos estaduais que regulamentam a Lei de Inovação do Paraná e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná — FIME/PR, que vai permitir à Fomento Paraná oferecer até taxa de juros zero em financiamentos para inovação.
Para Wilson Bley Lipski, diretor-presidente do BRDE, o novo programa tem grande potencial para fomentar a inovação. “Essa parceria vai ajudar a resolver os principais gargalos do processo, que é a dificuldade do empreendedor de micro e pequenas empresas de colocar as ideias de um projeto no papel e de ofertar garantias”, afirma Bley.
Segundo o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, o auxílio dos consultores na elaboração do projeto poupa tempo no processo de tramitação das propostas de financiamento. “Crédito planejado é crédito mais barato. E, além de planejamento, crédito também é relacionamento. Por isso, o Sebrae ajuda os empresários de micro e pequenas empresas desde o início da proposta, com consultorias de inovação, passando pela gestão do recurso até a prospecção do mercado”, pontuou Rissete.
O gerente da Regional Sul da Finep, Bruno Camargo, explicou que projetos inovadores são aqueles que desenvolvem ou melhoram um projeto, produto ou serviço da empresa. O recurso também pode ser utilizado para melhorar um processo interno da empresa, não necessariamente ser aplicado no desenvolvimento de um produto. “O conceito de um projeto inovador é responder à pergunta ‘para quê’ e não ‘o quê’. Não se trata apenas de comprar um equipamento, por exemplo. É um projeto muito mais abrangente que pode envolver, estudos, equipe técnica, e tecnologia”, afirmou Camargo.
Fonte: Ascom/Fomento Paraná/BRDE
ABDE tem nova diretoria eleita
24 de maio de 2023
BDMG avança no apoio à economia sustentável
23 de maio de 2023
ABDE participa de webinar da agência da ONU para inclusão financeira de pessoas refugiadas
15 de maio de 2023
ABDE publica estudo sobre as instituições financeiras de desenvolvimento na região Sul
5 de maio de 2023
ABDE promove debate sobre cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes
2 de maio de 2023