publicações-rumo

Publicações

Notícias


Financiamentos do Banco do Nordeste para a área da saúde crescem no interior de Alagoas

Financiamentos do Banco do Nordeste para a área da saúde crescem no interior de Alagoas

29 de junho de 2022

A participação de empresas do interior alagoano nos financiamentos do Banco do Nordeste destinados ao setor de saúde vem crescendo e já representa 67% de todos os contratos realizados em 2022 pela linha de crédito específica para o segmento – FNE Saúde, que utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. De janeiro a maio desse ano, foram R$ 7 milhões em transações dessa natureza firmadas com o BNB no estado, das quais R$ 4,7 milhões em créditos para empreendimentos localizados fora da capital, que contabilizam incremento de 277% em relação ao mesmo período de 2021.

Além de Maceió, os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios são os que mais têm demandado por esse tipo de crédito com o Banco no estado. Para o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, “esse apoio às empresas da área de saúde fora da capital tem contribuído para a descentralização dos serviços ofertados à população, bem como para a modernização e ampliação de clínicas e hospitais, evitando, muitas vezes, o fluxo de pacientes para Maceió em busca de um atendimento mais especializado”. Ele destaca que, em 2021, a participação de empresas do interior nas contratações realizadas pelo FNE Saúde em Alagoas já representava a maioria (53,7%), mas que, o incremento dessas operações interioranas fez crescer ainda mais o índice para os atuais 67%, com expectativas de alta até o final do ano. 

Exemplo de empresa que contou com esse tipo de crédito para ampliar suas instalações e modernizar os equipamentos é a Ultramed, de Arapiraca. No mercado há mais de 20 anos, a empresa atua na Clínica Médica e diagnóstico por imagem e, a partir do crédito do BNB, investiu na expansão da sua estrutura, adquirindo aparelhos com tecnologia avançada, sendo considerada a empresa de saúde de maior porte tecnológico do Agreste e Sertão alagoanos. 

A aquisição mais recente foi de um equipamento destinado ao exame de ressonância magnética. “Estamos com uma máquina super moderna que faz exames com resoluções muito melhores e tipos de exames diferentes dos realizados aqui na redondeza. Hoje a gente atende uma grande parte do estado e mais de 10 municípios pelo SUS. Era um serviço que, antes, precisava ir para Maceió para poder realizar e hoje tem aqui em Arapiraca”, comemora o sócio diretor da empresa, Antônio Henrique Torres Araújo. Com a expansão e modernização, houve ainda a geração de 20 empregos.

Em relação aos recursos já financiados pela linha FNE Saúde, ele atesta: “a importância do BNB para aquisição dessa máquina foi essencial, pelas condições que o Banco oferece, como taxas de juros e carência. Esse incentivo foi fundamental para que a gente conseguisse implementar tudo isso na nossa empresa. E não queremos parar por aí, temos planos de adquirir outros equipamentos de alta complexidade para poder incrementar cada vez mais os serviços de saúde ofertados. E, sem sombra de dúvida, o caminho vai ser pelo Banco do Nordeste”. 

Mais notícias