publicações-rumo

Publicações

Notícias


Empresas do setor de petróleo e gás têm apoio com linhas de crédito do Bandes

Empresas do setor de petróleo e gás têm apoio com linhas de crédito do Bandes

21 de julho de 2022

A atuação econômica do setor de petróleo e gás do Espírito Santo se destaca nacionalmente pela produtividade, tornando-se uma das principais áreas responsáveis pelo crescimento da economia estadual, junto da agropecuária e do setor de serviços. Para se desenvolverem, segmentos ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás contam com o apoio das linhas de crédito para investimentos fixos e mistos, e dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

A linha de atuação do banco capixaba abrange diversos processos para a indústria de petróleo e gás, como exploração, perfuração, avaliação, produção, transporte, estocagem, refino e distribuição. Com as linhas de crédito tradicionais, o empresariado deste setor dispõe de alternativas para a aquisição de máquinas, equipamentos, investimento em pesquisa e inovação, além da capacitação da equipe e obras civis.

Além dos empreendimentos diretamente ligados à cadeia produtiva, as empresas que atuam como fornecedoras para o setor de petróleo e gás podem acessar os recursos do Bandes para investimento no negócio ou contratação de capital de giro, uma vez que, empreendimentos de outros setores econômicos são particularmente beneficiados com a exploração petrolífera e de gás, como, por exemplo, as empresas alinhadas aos setores do metalmecânico e da construção civil.

O gerente Comercial e de Relacionamentos do Bandes, Ezequiel Loureiro Nascimento, ressaltou que o banco capixaba tem alternativas para os negócios deste setor extrativista, propiciando linhas de crédito, com baixas taxas de juros, prazos de carência e amortização alongados.

“Com a mudança de estratégia da Petrobras, que passou a se desmobilizar na produção onshore para se concentrar nas operações do pré-sal, o mercado passou a receber novos atores para a produção onshore. Nesse contexto, o Bandes vem atuando no fomento ao setor, por meio de financiamento das empresas componentes da cadeia produtiva de petróleo e gás, atendendo fornecedores diversos de produtos e serviços para as grandes operadoras do mercado e para os novos entrantes no mercado da produção direta de P&G”, pontuou Nascimento.

Os empreendedores do setor de petróleo e gás que têm nas próprias empresas equipamentos, produtos e serviços de bases tecnológicas contam com as possibilidades no Bandes para inovar e modernizar, com o apoio dos FIPs. Assim, a ampliação e a modernização de empresas diretamente ligadas ao negócio de petróleo e gás incentivam diretamente os demais setores de comércio e de serviços, contribuindo para dar maior dinamismo à economia.

As startups relacionadas à cadeia deste setor extrativista são focos dos fundos de investimento para a aplicação e o crescimento de produtos, além de processos e serviços de alta tecnologia que tenham, por exemplo, significativo teor em inovação e na solução de problemas relevantes em grandes mercados.

Mais notícias