Notícias

Diretor da ABDE participa de debate temático no Senado Federal
27 de abril de 2023
A ABDE, representada pelo diretor da Associação e presidente da Desenbahia, Paulo Costa, participou nesta quinta-feira, 27 de abril, da Comissão de Assuntos Econômicos, no Plenário do Senado Federal. O debate foi transmitido ao vivo pela TV Senado e contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, além de representantes de instituições financeiras, do empresariado e dos consumidores.
No debate, o diretor da ABDE apresentou a Associação e falou sobre a perspectiva do Sistema Nacional de Fomento (SNF) acerca da influência da atual da taxa Selic (13,75%a.a.) no financiamento e portfólio das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), assim como seus impactos no desenvolvimento econômico, social e sustentável brasileiro. “A nossa preocupação é que à medida que fazemos menos investimentos, nós retardamos o nosso crescimento. Se não investirmos agora, se não criamos capacidade produtiva, não se conseguirá crescer a longo prazo”, declarou Paulo Costa
Ele ainda ressaltou que os juros altos derrubam a demanda por financiamentos de longo prazo. “Temos uma demanda um pouco maior quando trabalhamos com o crédito direcionado, como no setor agrícola. Mas o setor industrial tem retraído bastante a demanda por crédito. Essa situação atrasa do desenvolvimento e prejudica o crescimento do País”.
Assista a fala de Paulo Costa na íntegra no Canal Oficial da Desenbahia:
ABDE tem nova diretoria eleita
24 de maio de 2023
BDMG avança no apoio à economia sustentável
23 de maio de 2023
ABDE participa de webinar da agência da ONU para inclusão financeira de pessoas refugiadas
15 de maio de 2023
ABDE publica estudo sobre as instituições financeiras de desenvolvimento na região Sul
5 de maio de 2023
ABDE promove debate sobre cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes
2 de maio de 2023