publicações-rumo

Publicações

Notícias


Diretor da ABDE participa de debate temático no Senado Federal

Diretor da ABDE participa de debate temático no Senado Federal

27 de abril de 2023

A ABDE, representada pelo diretor da Associação e presidente da Desenbahia, Paulo Costa, participou nesta quinta-feira, 27 de abril, da Comissão de Assuntos Econômicos, no Plenário do Senado Federal. O debate foi transmitido ao vivo pela TV Senado e contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, além de representantes de instituições financeiras, do empresariado e dos consumidores.

No debate, o diretor da ABDE apresentou a Associação e falou sobre a perspectiva do Sistema Nacional de Fomento (SNF) acerca da influência da atual da taxa Selic (13,75%a.a.) no financiamento e portfólio das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), assim como seus impactos no desenvolvimento econômico, social e sustentável brasileiro. “A nossa preocupação é que à medida que fazemos menos investimentos, nós retardamos o nosso crescimento. Se não investirmos agora, se não criamos capacidade produtiva, não se conseguirá crescer a longo prazo”, declarou Paulo Costa

Ele ainda ressaltou que os juros altos derrubam a demanda por financiamentos de longo prazo. “Temos uma demanda um pouco maior quando trabalhamos com o crédito direcionado, como no setor agrícola. Mas o setor industrial tem retraído bastante a demanda por crédito. Essa situação atrasa do desenvolvimento e prejudica o crescimento do País”.

Assista a fala de Paulo Costa na íntegra no Canal Oficial da Desenbahia:

Mais notícias