publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve SP facilita crédito a indústrias participantes da Jornada de Descarbonização

Desenvolve SP facilita crédito a indústrias participantes da Jornada de Descarbonização

20 de agosto de 2024

Acesso a crédito facilitado, via Desenvolve SP, vai colaborar com a descarbonização do setor industrial paulista por meio do programa Jornada de Descarbonização. A agência de fomento, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado, formalizou convênio com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Senai e Sebrae (serviços nacionais de Aprendizagem Industrial e de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no último dia 13 de agosto, na sede da federação.

Desenvolve SP vai facilitar o acesso a financiamentos, por meio da ampliação das garantias nas operações de crédito, utilizando fundos de aval, para que as indústrias de micro, pequeno e médio portes possam implementar mudanças que levem à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Este crédito facilitado será concedido a empresas participantes da Jornada de Descarbonização. O programa vai oferecer consultoria gratuita, em seis etapas – diagnóstico, gestão de dados, inventário de GEE, otimização, plano de redução e implementação – oferecidas por Senai e Sebrae.

Para o diretor-presidente da Desenvolve SP, Ricardo Brito, a Jornada vai ajudar a reduzir as desigualdades regionais e será um importante instrumento para alcançar a neutralização do carbono até 2050.  “Sem crédito, as empresas não conseguem ficar na fronteira tecnológica e ficam menos produtivas. E São Paulo é rico, mas desigual. Iniciativas deste tipo tendem a dar oportunidades iguais a todos que empreendem. Vamos juntos tornar São Paulo o estado de maior eficiência energética e mais sustentável”, afirmou Ricardo durante a a assinatura do termo de cooperação.

Já o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, reforçou que a maior parte dos GEE do Brasil decorre da mudança no uso da terra, como queimadas e desmatamento para abertura de pastagens e monoculturas, porém a indústria precisa descarbonizar para aumentar a sua participação na geração de riquezas do país e aumentar a competitividade no exterior.

“Fazemos parte de uma economia cada vez mais global, de cadeias globais de valor. E há uma exigência dos consumidores internacionais cada vez maior por produtos verdes, por produtos descarbonizados, até porque as mudanças climáticas não são provocadas pelo Brasil, não são muito menos provocadas pela indústria brasileira, mas elas são uma preocupação real no mundo e dos consumidores mundiais”, concluiu.

Após a assinatura do termo de cooperação, o evento recebeu painéis e debates com especialistas e representantes de grandes indústrias. Para saber mais sobre a Jornada de Descarbonização, acesse: https://jornadadescarbonizacao.sp.senai.br/

Fonte: Ascom/ DESENVOLVE SP

Mais notícias