publicações-rumo

Publicações

Notícias


Primeira mulher a presidir a AGN, Márcia Maia rompe barreiras e prioriza o empreendedorismo feminino.

Primeira mulher a presidir a AGN, Márcia Maia rompe barreiras e prioriza o empreendedorismo feminino.

26 de março de 2024

No mês de março, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) não poderia deixar de homenagear todas as mulheres, inclusive as que fazem parte do Sistema Nacional de Fomento (SNF). Na região nordeste do país, Márcia Maia comanda a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). A cientista social foi a primeira gestora feminina, em 20 anos, a ocupar o cargo mais alto da instituição. “Para mim foi bastante desafiador, mas ao mesmo tempo, poder representar a questão de gênero numa diretoria pela primeira vez, me deixou bastante realizada. Na hora que a gente ocupa espaços de poder na sociedade, a gente também está servindo de referência para as demais mulheres,” celebra Márcia.  

A presidente afirmou que uma das prioridades à frente da Agência foi fomentar o empreendedorismo feminino. Hoje, 60% da carteira ativa da AGN está nas mãos de mulheres. “A mulher está cada vez mais buscando de forma ousada, porque você empreender, é você ousar também, é você inovar. O empreender não é só importante para o trabalho, ou os negócios, mas também na própria vida,” comemorou a presidente, que é mãe de três mulheres e avó. Marcia Maia lembrou a jornada tripla que muitas mulheres enfrentam no Brasil e como conselho, disse que o mais importante é não parar de se qualificar.  

“Que a gente não pare de buscar sempre o aprendizado continuado. Eu tenho muita estrada em relação à parte profissional, como técnica na área de assistência social, das políticas públicas, mas também no Parlamento e agora no Sistema Nacional de Fomento. Mas eu acho que é muito importante a gente ser curiosa, a gente procurar se aprofundar através do conhecimento.” Márcia concluiu a terceira pós-graduação e pretende entrar no mestrado.  

Antes de encerrar a conversa a presidente lembrou a importância da sororidade: “que a gente possa estar sempre aprendendo uma com as outras, é importante isso, a gente estar sempre juntas e importante saber que nós não estamos sozinhas.” 

 

Mais notícias