BLOG

COOPERATIVAS ATUANDO PELAS PEQUENAS EMPRESAS NOS MEIOS URBANO E RURAL

17 de março de 2020 às 13:18
Compartilhe essa notícia

A elevação das restrições de concessão de crédito para pessoa física nos últimos anos implicou no crescimento das cooperativas singulares, com o aumento de cooperados. Deste modo, houve a disseminação da prestação de recursos microfinanceiros, de tal forma que as cooperativas de crédito aumentaram as suas participações no segmento pessoa jurídica, principalmente na concessão de crédito para micro e pequenas empresas.

Um exemplo é o caso do fisioterapeuta Fausto, de São Miguel do Oeste (SC), que se associou ao Sicoob, em busca de uma alternativa mais viável para abrir a conta pessoa jurídica da sua empresa, a Personallité Centro Integrado de Saúde. Além da utilização dos recursos para movimentação financeira, o empresário financiou a expansão da clínica por intermédio da linha de microcrédito da cooperativa.

Outro exemplo vem da cidade de Rio Pardo, em Roraima. Para viabilizar a abertura da cooperativa de crédito no município, ,o Sicoob uniu os interesses da população local – que demandava a implantação de energia elétrica – e da Eletrobrás, que precisava de um banco local para receber as contas de prestação de serviço. A partir da instalação da infraestrutura, foi possível inaugurar o posto de atendimento, que já possui 351 cooperados. Além de permitir o crescimento do comércio e a permanência da riqueza na cidade, a iniciativa implicou na inclusão e educação financeira de seis mil habitantes.

Esses são casos bem-sucedidos de atuação dessas instituições no meio urbano, mas o grande destaque do segmento tem sido sua atuação no meio rural. Por questões históricas, a distribuição do sistema cooperativo de crédito concentra-se nas regiões Sul e Sudeste, mas estas interações também estão presentes em outras regiões do país, permitindo a inserção financeira de pequenos agricultores e pecuaristas em todo território nacional. Em Pires do Rio (GO), a produtora rural Natalia, juntamente com os seus irmãos, conseguiu expandir a empresa da família, a Agro Conquista, mediante financiamento do Sicredi. Com os recursos, foi possível construir núcleos da granja e aumentar a produção de diversos gêneros, principalmente milho.

Em Alagoas, a agência de fomento Desenvolve lançou, em 2012, a linha de crédito Procap, que financia as cooperativas de crédito do estado com prazos estendidos e juros subsidiados. Por meio dessa linha, já foram financiados mais de R$ 6 milhões, beneficiando 2.648 famílias, cerca de 13.240 pessoas, entre pequenos produtores rurais, comerciantes e prestadores de serviços do interior do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *