publicações-rumo

Publicações

Notícias


Conheça os vencedores do Prêmio ABDE-BID 9ª Edição

Conheça os vencedores do Prêmio ABDE-BID 9ª Edição

20 de março de 2023

O Prêmio ABDE-BID, promovido pela Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU), teve a sua nona edição em 2022, onde recebeu cerca de 28 inscrições, sendo a maioria delas de universidades da região Sudeste do país.  

A 9ª edição do Prêmio contou com três categorias: Financiamento ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo; Micro, Pequenas e Médias Empresas na agenda sustentável; Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito.  

Confira abaixo os vencedores:  

O artigo “Potencial da Bioeconomia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento” foi vencedor da primeira categoria. Submetido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social (BNDES) e de autoria de Leonardo de Moura Perdigão Pamplona (autor principal), Nabil Moura Kadri (co-autor) e Julio Salarini Guiomar (co-autor), o artigo buscar trazer ao entendimento a bioeconomia, mais especificamente no contexto Amazônico, além de pautar diretrizes para subsidiar as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), com o intuito de facilitar a chegada de verba para o investimento no crescimento da região.  

Em segundo lugar nessa categoria ficou o trabalho “Instituições e financiamento para pesquisa: avanços e desafios para as energias renováveis no Brasil”, de Lindomayara França Ferreira (principal), José Ricardo de Santana (co-autor) e Márcia Siqueira Rapini (co-autora).  

A segunda categoria teve como vencedor o artigo A pandemia da covid-19 e o crédito às micro, pequenas e médias empresas no Brasil”, escrito por Norberto Montani Martins (autor principal) e Luca Simmer Oliva Boligan (co-autor), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do projeto era analisar o mercado de crédito para as empresas no Brasil, focando nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no periodo da pandemia do Covid-19. A evolução do crédito a pessoas jurídicas e das diferentes linhas, características e condições do crédito a MPMEs são analisados a partir de dados extraídos do DataSebrae. O que diferenciou o artigo dos outros que estavam na competição, foi na analise de dados inéditos.  

Logo após, em segundo, nessa categoria ficou o artigo “Sol, Sombra, Terra, Trabalho e Renda: o caso do Arranjo Produtivo Local de café sombreado da região do Maciço de Baturité, Estado do Ceará”, cujos autores foram Francisco Laercio Pereira Braga (autor principal) e Kilmer Coelho Campos (co-autor). 

Na terceira categoria da premiação, o artigo “Novos modelos de moedas locais e o papel das cooperativas de crédito para o seu desenvolvimento: O caso do município de Mato Verde” levou o primeiro lugar. Submetido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e de autoria de Andressa Guimarães Torquato Fernandes, o artigo estuda o caso do municipio de Mato Verde, localizado em Minas Gerais, responsável por criar um novo modelo de emissão e gestão de moedas locais. As cooperativas de crédito são potencias parceiras capazes de fazer esse modelo alavancar e se fortalecer, e a partir de dados locais, o artigo procura revisar e analisar todas as etapas desse novo modelo de moeda.  

Em segundo lugar na categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, ficou o trabalho “A cooperação entre os sistemas de garantia de crédito e o sistema cooperativista de crédito e o impacto no desenvolvimento regional”, de Marcelo de Lima.  

Confira aqui a lista de vencedores. E agradecemos a todos os que participaram.  

 

Mais notícias