Notícias

Conheça os vencedores do Prêmio ABDE-BID 9ª Edição
20 de março de 2023
O Prêmio ABDE-BID, promovido pela Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU), teve a sua nona edição em 2022, onde recebeu cerca de 28 inscrições, sendo a maioria delas de universidades da região Sudeste do país.
A 9ª edição do Prêmio contou com três categorias: Financiamento ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo; Micro, Pequenas e Médias Empresas na agenda sustentável; Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito.
Confira abaixo os vencedores:
O artigo “Potencial da Bioeconomia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento” foi vencedor da primeira categoria. Submetido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social (BNDES) e de autoria de Leonardo de Moura Perdigão Pamplona (autor principal), Nabil Moura Kadri (co-autor) e Julio Salarini Guiomar (co-autor), o artigo buscar trazer ao entendimento a bioeconomia, mais especificamente no contexto Amazônico, além de pautar diretrizes para subsidiar as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), com o intuito de facilitar a chegada de verba para o investimento no crescimento da região.
Em segundo lugar nessa categoria ficou o trabalho “Instituições e financiamento para pesquisa: avanços e desafios para as energias renováveis no Brasil”, de Lindomayara França Ferreira (principal), José Ricardo de Santana (co-autor) e Márcia Siqueira Rapini (co-autora).
A segunda categoria teve como vencedor o artigo “A pandemia da covid-19 e o crédito às micro, pequenas e médias empresas no Brasil”, escrito por Norberto Montani Martins (autor principal) e Luca Simmer Oliva Boligan (co-autor), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do projeto era analisar o mercado de crédito para as empresas no Brasil, focando nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no periodo da pandemia do Covid-19. A evolução do crédito a pessoas jurídicas e das diferentes linhas, características e condições do crédito a MPMEs são analisados a partir de dados extraídos do DataSebrae. O que diferenciou o artigo dos outros que estavam na competição, foi na analise de dados inéditos.
Logo após, em segundo, nessa categoria ficou o artigo “Sol, Sombra, Terra, Trabalho e Renda: o caso do Arranjo Produtivo Local de café sombreado da região do Maciço de Baturité, Estado do Ceará”, cujos autores foram Francisco Laercio Pereira (autor principal) e Braga Kilmer Coelho Campos (co-autor).
Na terceira categoria da premiação, o artigo “Novos modelos de moedas locais e o papel das cooperativas de crédito para o seu desenvolvimento: O caso do município de Mato Verde” levou o primeiro lugar. Submetido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e de autoria de Andressa Guimarães Torquato Fernandes, o artigo estuda o caso do municipio de Mato Verde, localizado em Minas Gerais, responsável por criar um novo modelo de emissão e gestão de moedas locais. As cooperativas de crédito são potencias parceiras capazes de fazer esse modelo alavancar e se fortalecer, e a partir de dados locais, o artigo procura revisar e analisar todas as etapas desse novo modelo de moeda.
Em segundo lugar na categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, ficou o trabalho “A cooperação entre os sistemas de garantia de crédito e o sistema cooperativista de crédito e o impacto no desenvolvimento regional”, de Marcelo de Lima.
Confira aqui a lista de vencedores. E agradecemos a todos os que participaram.
ABDE tem nova diretoria eleita
24 de maio de 2023
BDMG avança no apoio à economia sustentável
23 de maio de 2023
ABDE participa de webinar da agência da ONU para inclusão financeira de pessoas refugiadas
15 de maio de 2023
ABDE publica estudo sobre as instituições financeiras de desenvolvimento na região Sul
5 de maio de 2023
ABDE promove debate sobre cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes
2 de maio de 2023