publicações-rumo

Publicações

Notícias


Congresso internacional debate o papel do SNF no desenvolvimento sustentável

Congresso internacional debate o papel do SNF no desenvolvimento sustentável

19 de agosto de 2022

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) realizou a quinta edição de seu Congresso Internacional, em parceria com o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) foi uma das instituições apoiadoras do evento e promoveu a mesa de debates com o tema “O papel do Sistema Nacional de Fomento no desenvolvimento sustentável: contribuições do Plano ABDE 2030”, com a participação dos economistas João Romero, Karin Vasquez e Esther Dwerck, e moderação da gerente de Sustentabilidade e Economia da instituição, Bruna Araújo.

O painel teve o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre a importância do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para o desenvolvimento sustentável no Brasil, tendo como eixo norteador o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a partir da visão de economistas com diferentes perspectivas sobre o tema do desenvolvimento. A coordenadora técnica do Plano, Karin Vazquez, destacou a necessidade de se construir SNF forte e coordenado, com capacidade de planejamento e sensibilidade à agenda sustentável.

Para a economista e professora da UFRJ, Esther Dweck, o país precisa de instituições de fomento fortes, mas elas sozinhas não conseguirão dar conta de todas as necessidades do país neste momento. Na mesma direção, o economista do Cedeplar/UFMG, João Romero, ressaltou a importância de uma articulação maior, com diversos atores, para formulação de uma política industrial para que haja demanda mais efetiva para as instituições de fomento.

“O Sistema Nacional de Fomento é muito heterogêneo. A ABDE tem trabalhado para fazer avançar essa agenda do desenvolvimento sustentável de forma conjunta pelas instituições do Sistema, o que requer também uma mudança na própria cultura organizacional, para que mudem as práticas e os programas”, defendeu a gerente da ABDE, Bruna Araújo.

Os participantes debateram aspectos das cinco missões apresentadas no Plano ABDE 2030, com propostas e sugestões para implementação da agenda. Veja a íntegra do debate abaixo:

 

Mais notícias