publicações-rumo

Publicações

Notícias


Comitiva de Roraima visita a GoiásFomento para informações sobre a operação com o Fampe

3 de dezembro de 2021

A Agência de Fomento do Estado de Goiás (GoiásFomento) recebeu, na tarde da última terça-feira (30/11), a visita de uma comitiva de Roraima, com o intuito de conhecer o processo operacional utilizado pela instituição financeira goiana para contratar financiamentos com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae. Nos oito primeiros meses deste ano, a GoiásFomento foi a primeira colocada em número de operações com a garantia do Fampe entre todas as agências de fomento e os bancos de desenvolvimento do país, atrás somente da Caixa Econômica Federal e do Sicoob.
Os profissionais do Sebrae Roraima foram a Goiás, depois de buscar informações a respeito de boas práticas junto ao Sebrae Nacional, o qual indicou a GoiásFomento, pelo fato dela ser atualmente a maior instituição do Sistema Nacioal de Fomento em volume de operações com o Fampe, quase R$ 70 milhões em operações realizadas. A comitiva foi composta pelo gerente da Unidade da Cultura Empreendedora Mercado e Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae RR, Marlus Araújo de Almeida, e pelos analistas de Acesso a Serviços Financeiros Muriel Rosset e Francisco Conrado. Eles passaram toda a tarde reunidos com a equipe técnica da GoiásFomento para conhecer como é realizada a operação com o Fampe em todas as suas etapas – planejamento, convênio com o Sebrae Nacional, até o gerenciamento da inadimplência e as solicitações de honra.
“Nossa equipe explicou todo processo operacional, de acompanhamento, orientação, análise e liberação de crédito, para que eles possam levar a experiência de Goiás para Roraima. E esperamos que Roraima também seja um caso de sucesso”, afirmou o presidente da agência de fomento, Rivael Aguiar, que também é diretor da ABDE.
O gerente do Sebrae RR, Marlus de Almeida, informou que o propósito da visita é aprender com essa boa prática e trocar ideia com a agência de fomento do estado, a Desenvolve RR, para assim conseguir financiar mais empreendedores, mais tomadores e mais pequenos negócios. “Nosso objetivo é justamente o viés do empreendedorismo, no sentido de tentar emprestar pouco para muitos, para focar no desenvolvimento dos pequenos negócios, e na geração de emprego e renda, principalmente neste momento de pandemia”, declarou.
Ele acrescentou que a comitiva vai levar, como experiência para Roraima, a estratégia utilizada pela GoiásFomento e o volume de operações viabilizado, principalmente no sentido de diversificar vários produtos para os futuros tomadores, os micro e pequenos empreendedores, e dessa forma buscar se adequar à necessidade deles no momento.
Fonte: Ascom/GoiasFomento

Mais notícias