publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná reforça linha de crédito para energias limpas baseadas em novo acordo com a CAF

Fomento Paraná reforça linha de crédito para energias limpas baseadas em novo acordo com a CAF

9 de fevereiro de 2023

A Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná) captou recursos internacionais e renovou a linha de crédito Fomento Energia, que permite financiar projetos de investimento de micro, pequenas e médias empresas para aquisição e instalação de componentes de sistemas de geração de energia de fontes renováveis. Os recursos para renovação da linha Fomento Energia foram obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em 2022 e permitem atender à principal demanda do mercado neste segmento, que é o crédito para aquisição de componentes importados para geração de energia.

A linha estará disponível a partir do dia 6 de fevereiro e poderá financiar desde obras civis (construção e reforma), montagem e instalações de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica ou de biomassa; aquisição e instalação de máquinas e equipamentos novos, nacionais ou importados, ou que tenham relação com o projeto de micro e minigeração de energia renovável; até a aquisição de utensílios novos, de maior eficiência energética, como lâmpadas de LED.

“Há uma grande demanda pelo crédito para energias renováveis, mas as linhas disponíveis são limitadas em relação aos itens financiáveis, ao volume e à frequência da disponibilidade de recursos e principalmente em relação à qualidade e aos custos dos importados”, explica o diretor-presidente da instituição, Heraldo Alves das Neves.

Ainda segundo o diretor, a oferta é para promover energias renováveis e reforça o compromisso institucional com a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste caso, atendendo ao objetivo 7 – energia limpa e acessível, que visa “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.

Atualmente a Fomento Paraná já oferece duas linhas de crédito com recursos do BNDES para financiamento de sistemas de geração de energias renováveis, que são Finame Baixo Carbono e Finame Fundo Clima, e também a linha de recursos próprios Fomento Energia, agora reformada para atuar com recursos internacionais captados da CAF.

“Além de ampliar a oferta de crédito no segmento, com os recursos do CAF adquirimos maior flexibilidade para atender às necessidades do empreendedor cujo projeto não se enquadre nas regras do Finame, que é voltado a equipamentos de produção nacional”, diz Gustavo Mattana, assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da Fomento Paraná.

Fonte: Ascom/Fomento Paraná

Mais notícias