Notícias
BRDE participa dos 40 anos da Cooperativa Cosulati
31 de agosto de 2013
Junto com o Governador do Estado, Tarso Genro, o presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn e o Diretor Administrativo, José Hermeto Hoffmann, participaram na última quinta-feira (19/09) da comemoração dos 40 anos da Cooperativa Cosulati, realizada nos Pavilhões da Fenadoce, em Pelotas. Pioneira na produção de leite em pó no Brasil, a unidade de lacticínios foi a segunda fábrica a instalar equipamentos de evaporação e secagem do leite, no ano de 1955. Com o passar do tempo, transformou-se numa das maiores cooperativas agrícolas do Estado, reunindo atualmente 3,5 mil associados, distribuídos em 40 municípios da Metade Sul.
Com atuação nos segmentos do leite, aves e rações, a cooperativa atinge toda a cadeia da agricultura. O presidente do BRDE, em seu discurso, lembrou que o Banco é parceiro da Cosulati, e que, recentemente, em conjunto com o Banrisul, disponibilizou R$ 50 milhões em crédito para ser investido em projeto de desenvolvimento e reestruturação do solo dos produtores. “A Cosulati é um exemplo de cooperativa gaúcha, que cultiva e cultua os valores da terra”, afirmou o governador Tarso Genro, que fez entrega oficial da publicação de Políticas de Desenvolvimento Industrial.
Inovação
A tecnologia está presente no cotidiano do produtor da Cosulati, que tem a sua disposição todo o tipo de incentivo para investimentos na propriedade, no maquinário e no melhoramento genético. Os filhos dos produtores também recebem incentivos através do desenvolvimento de projetos como o Jovem Rural, que dissemina a importância do sistema cooperativista para o desenvolvimento do setor.
Atuação
Inúmeros financiamentos para aplicação em pastagens, sementes, aquisição de ordenhadeiras e resfriadores são garantidos ao produtor, que faz o pagamento em moeda leite. Na indústria, a cooperativa tem investido em equipamentos de última geração, buscando a melhoria da qualidade de seus produtos e aumento da produtividade, principalmente com a duplicação da capacidade da unidade de laticínios instalada em Capão do Leão, que tem a capacidade de industrializar um milhão de litros de leite/dia, disseminando a marca Danby como sinônimo de segurança e qualidade.
Segmentos
Com atuação nos segmentos do leite, aves e rações, a cooperativa atinge toda a cadeia da agricultura e, entre as metas para o futuro próximo, está a construção de um frigorífico de abate de suínos, a exemplo do que já se tem hoje na avicultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ BRDE
Badesul negocia recursos internacionais com Banco Asiático para recuperação e sustentabilidade no RS
29 de novembro de 2024
BB lança o fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2024
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024