publicações-rumo

Publicações

Notícias


BRDE participa dos 40 anos da Cooperativa Cosulati

31 de agosto de 2013

Junto com o Governador do Estado, Tarso Genro, o presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn e o Diretor Administrativo, José Hermeto Hoffmann, participaram na última quinta-feira (19/09) da comemoração dos 40 anos da Cooperativa Cosulati, realizada nos Pavilhões da Fenadoce, em Pelotas. Pioneira na produção de leite em pó no Brasil, a unidade de lacticínios foi a segunda fábrica a instalar equipamentos de evaporação e secagem do leite, no ano de 1955. Com o passar do tempo, transformou-se numa das maiores cooperativas agrícolas do Estado, reunindo atualmente 3,5 mil associados, distribuídos em 40 municípios da Metade Sul. 

Com atuação nos segmentos do leite, aves e rações, a cooperativa atinge toda a cadeia da agricultura. O presidente do BRDE, em seu discurso, lembrou que o Banco é parceiro da Cosulati, e que, recentemente, em conjunto com o Banrisul, disponibilizou R$ 50 milhões em crédito para ser investido em projeto de desenvolvimento e reestruturação do solo dos produtores. “A Cosulati é um exemplo de cooperativa gaúcha, que cultiva e cultua os valores da terra”, afirmou o governador Tarso Genro, que fez entrega oficial da publicação de Políticas de Desenvolvimento Industrial. 

Inovação 

A tecnologia está presente no cotidiano do produtor da Cosulati, que tem a sua disposição todo o tipo de incentivo para investimentos na propriedade, no maquinário e no melhoramento genético. Os filhos dos produtores também recebem incentivos através do desenvolvimento de projetos como o Jovem Rural, que dissemina a importância do sistema cooperativista para o desenvolvimento do setor. 

Atuação 

Inúmeros financiamentos para aplicação em pastagens, sementes, aquisição de ordenhadeiras e resfriadores são garantidos ao produtor, que faz o pagamento em moeda leite. Na indústria, a cooperativa tem investido em equipamentos de última geração, buscando a melhoria da qualidade de seus produtos e aumento da produtividade, principalmente com a duplicação da capacidade da unidade de laticínios instalada em Capão do Leão, que tem a capacidade de industrializar um milhão de litros de leite/dia, disseminando a marca Danby como sinônimo de segurança e qualidade. 

Segmentos 

Com atuação nos segmentos do leite, aves e rações, a cooperativa atinge toda a cadeia da agricultura e, entre as metas para o futuro próximo, está a construção de um frigorífico de abate de suínos, a exemplo do que já se tem hoje na avicultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BRDE

Mais notícias