publicações-rumo

Publicações

Notícias


BRDE é certificado pelo Selo Clima Paraná

BRDE é certificado pelo Selo Clima Paraná

10 de novembro de 2023

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) recebeu o Selo Clima Paraná, na categoria A, concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, do Estado do Paraná (SEDEST), que tem o objetivo de reconhecer instituições que buscam soluções para as mudanças climáticas e exercem práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).

Dentre os tópicos inscritos pelo BRDE e analisadas pela secretaria estão o Banco Verde, os canais de denúncia, ouvidoria e transparência, alinhamentos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), BRDE Labs, o Espaço Cultural e o portal de incentivos fiscais.

Para o diretor financeiro do BRDE, o Selo Clima é um marco relevante para a instituição que se posiciona como um Banco Verde. “Nessa primeira vez em que o BRDE participa é uma oportunidade de avaliarmos nossas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança que também foram avaliadas nessa edição, seguindo nosso propósito de estamos mais próximos da sociedade com ações efetivas de melhorar a qualidade de vida”, analisou. “Esse reconhecimento faz parte de nosso compromisso do desenvolvimento social e econômico da Região Sul do país”, completou do diretor administrativo do BRDE, João Biral Junior.

As iniciativas

O BRDE se consolida como Banco Verde – iniciativa que oferece novas linhas de crédito para projetos sustentáveis, assim como o propósito dentro de suas parcerias e relacionamento, buscando o compromisso com a sustentabilidade.

Esse acordo se fortalece, quando o BRDE se tornou membro da Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade, grupo de empresas públicas e privadas protagonistas da transformação dos modelos de negócio, que reconhecem a biodiversidade com parte fundamental da agenda ESG global (Governança ambiental, social e corporativa).

Cerca de 80% das operações realizadas pelo BRDE tem aderência ao menos a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devidamente aferido pelo Relatório Socioambiental do banco.

O BRDE Labs é um instrumento criado pelo BRDE para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul, composto por projetos realizados em nível estadual, vinculados às necessidades dos ecossistemas locais e alinhados às diretrizes dos governos estaduais. O Labs do PR está em sua quarta edição. Esse ano o tema é Inovação Verde e Equidade.

Espaço Cultural BRDE -Palacete dos Leões é mantido e coordenado pelo banco, como mais uma alternativa de promoção cultural no Estado do Paraná. Uma comissão formada por funcionários do BRDE e um artista convidado seleciona os projetos. Além das exposições de artes visuais, o Palacete dos Leões também promove eventos como apresentações de grupos musicais e lançamentos de livros, oficinas, debates e palestras com segmentos diversos da sociedade, com a finalidade de promover o debate sociocultural.

O BRDE ciente de seu papel como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, tem como política apoiar projetos culturais, audiovisuais, esportivos, voltados a crianças, adolescentes e idosos, aprovados para captação por meio das leis de incentivo fiscal.

Critérios

Para o ano de 2023, a SEDEST aumentou o escopo da sua metodologia, possibilitando que mais instituições do Paraná possam receber o selo, que é divido em A, B, C e D. Segundo a Secretaria, foram 132 organizações inscritas, com um aumento de 60% da edição de 2022 para a deste ano.

Segundo a SEDEST, Boas Práticas, ODS do governo do estado, o certificado corresponde aos ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Mais notícias