publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES abre edital para apoiar iniciativas de Blended Finance

BNDES abre edital para apoiar iniciativas de Blended Finance

14 de junho de 2022

Com o intuito de financiar o crescimento de mercados e soluções financeiras que sincronizem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) lançou uma solução financeira híbrida inovadora para incentivar projetos socioambientais. As estruturas de Blend Finance podem adotar utilizar capitais filantrópicos ou de fomento para atenuar os riscos de seus projetos e atrair capital comercial. Essa iniciativa inovadora promovida pelo banco pretende apoiar, em caráter experimental, ações que utilizam Blended Finance, e que podem ser aplicados a longo prazos em processos socioambientais.

O BNDES pretende combinar uma parcela de seus recursos não reembolsáveis a diferentes tipos de capitais, de forma a alavancar seu potencial e ampliar a escala de recursos a projetos, ou empresas, com impacto socioambiental relevante.  A intenção do edital é fomentar o uso estratégico do capital catalítico para mobilizar o capital de interesse comercial, e assim, ampliar a disponibilidade de recursos para temas de interesse público.

Para participar do edital, cada cliente poderá apresentar, individualmente ou de forma conjunta, até três propostas, podendo ser uma por vertente, ou uma única que abranja múltiplas vertentes, focando em uma como prioritária. O prazo de contrato entre o BNDES e o cliente poderá ser de até 10 anos, podendo ser prorrogado por mais dois. As inscrições se estenderão até o dia 08/07, às 17 horas.

Para mais informações, cliquei aqui ou envie suas dúvidas para chamada.blendedfinance@bndes.gov.br até 26/06/2022.

Mais notícias