publicações-rumo

Publicações

Notícias


Aos 45 anos, ABDE se reposiciona

31 de março de 2014

A ABDE completa 45 anos em 2014. Para comemorar a data, a instituição lançou sua nova identidade visual. A alteração na logomarca, a primeira mudança radical da história da entidade, é o símbolo de uma associação cada vez mais moderna, ágil e dinâmica em sua missão de apoiar o desenvolvimento sustentável do país. O lançamento aconteceu durante o seminário Sistema Nacional de Fomento e o Crédito ao Desenvolvimento, realizado em Brasília, na última quarta-feira (16/04).

Aliada à mudança da marca, a ABDE alterou seu descritivo para Associação Brasileira de Desenvolvimento. “Esta foi uma decisão de nosso corpo de associados. Optamos por reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento, que é o núcleo e o coração do trabalho da Associação”, destacou o presidente Carlos Henrique Horn, durante o lançamento da marca.

Histórico – O reposicionamento da Associação, com a construção de uma nova marca, começou a ser construído em 2012, quando a instituição iniciou um trabalho de branding que pretendia facilitar o entendimento geral sobre quem ela é e como atua. Durante o trabalho, chegou-se à conclusão que era necessário simplificar a descrição da sigla para Associação Brasileira de Desenvolvimento, em vez de Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento.

Criada pela Dragon Rouge, maior empresa independente de design e branding do mundo, a nova logomarca da ABDE traz um losango amarelo e azul, desenhado com laterais curvadas, numa clara referência à bandeira brasileira. A sutileza dos tons escolhidos é outro diferencial da identidade.

“As variações de azul representam a transparência da entidade em sua trajetória e o amarelo remete à riqueza gerada pelos associados. A faixa branca que cruza o círculo demonstra a visão além do horizonte e a perspectiva de crescimento”, detalha Alexander Sugair, CEO da Dragon Rouge.

O processo de definição foi democrático e passou por votação de membros da diretoria e da assembleia da associação. “Tínhamos três opções, todas muito bonitas, mas entendo que a escolhida representa muito bem o que a ABDE pretende comunicar”, explica Marco Antônio Lima, superintendente-executivo da associação.

Seminário – O palco para o lançamento da nova identidade foi o seminário, promovido pela ABDE, que discutiu o desenvolvimento sustentável das cinco regiões do Brasil, o fomento à infraestrutura e a inovação em termos de garantias nas operações de crédito. O evento teve o apoio do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Participaram do seminário, entre outros, o chefe do Departamento de Regulação do Banco Central, Sergio Odilon, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, representantes dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, além de executivos das instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF) – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, a Finep  e o Sebrae.

Durante o evento, a ABDE lançou uma coletânea de trabalhos que reúne escritos sobre a atuação das instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras. O livro é fruto do curso de Desenvolvimento realizado em 2012 pela Associação em conjunto com o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Mais notícias