Notícias
AGN-RN concede mais de meio milhão de reais em primeiros financiamentos pelo Programa Acredita
29 de agosto de 2024
Parceria entre Governo Federal e Governo do RN favorece a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único.
Os primeiros financiamentos do programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, foram concedidos nesta quinta-feira (29) pela Agência de Fomento do RN (AGN-RN). A iniciativa favorece a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único.
Antes da assinatura simbólica da adesão pelo estado do RN, 68 clientes da instituição financeira potiguar formalizaram a contratação de seus financiamentos através do programa. Ao todo, R$ 531 mil foram concedidos em forma de crédito para que sejam investidos nos mais diversos negócios.
Ana Beatriz Silva, é uma das empreendedoras beneficiadas. Natural da cidade de Várzea, ela resolveu investir na vendas de cosméticos. Cinco anos depois, encontrou apoio financeiro na AGN com o financiamento via Programa ACREDITA para crescer. “Sou muito grata a AGN, Governo do Estado e Governo Federal pela oportunidade de acessar o recurso que servirá para diversificar e aumentar o estoque e melhorar o negócio que garante uma renda importante para mim e minha família”, afirmou a jovem.
Diretora-presidente da AGN-RN, Márcia Maia destacou o papel da Agência em fomentar a economia local e o desenvolvimento econômico por meio das pessoas. “Nós não tratamos a missão da Agência de Fomento apenas por seus números, mas pelo importante impacto que o crédito possui em transformar a vida das pessoas. A gente faz com que essas pessoas tenham independência econômica, autonomia financeira, as mulheres possam ter empoderamento para seguir caminhando com suas próprias pernas”, explicou Márcia.
Presente na solenidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, enfatizou que o programa é mais uma forma de estender a mão para tirar os brasileiros da situação de vulnerabilidade social, incentivando o empreendedorismo e aumentando a circulação de renda.
“Os instrumentos que a gente tem trabalhado, não é só para tirar da fome, mas para dar, também, a oportunidade de qualificação para as pessoas”, explicou. “O Programa Acredita no Primeiro Passo garante que as pessoas consigam crédito sem avalista, graças ao Fundo Garantidor de Operações (FGO), e possam empreender”, acrescentou.
Para a governadora do estado, Fátima Bezerra, o programa ajudará a gerar mais renda no Rio Grande do Norte. “O Rio Grande do Norte vem avançando na redução da pobreza e na insegurança alimentar e ações como essas contribuem para que possamos avançar cada vez mais. Unimos Governo Federal, Estadual, iniciativa para fazer política pública que chega às pessoas, transforma vidas”, disse.
Já o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, falou sobre a importância de levar crédito mais barato para aqueles que desejam empreender. “Temos uma parceria forte com o Ministério do Desenvolvimento e estamos fazendo muitas ações sociais para chegar ao público mais vulnerável, pessoas do Bolsa Família já estão começando a realizar os seus sonhos e fazer os seus negócios”, afirmou.
Desenvolve MT e Finep fecham parceria em prol do fomento à inovação no Mato Grosso
12 de setembro de 2024
Programa do BRDE para retomada de setores atingidos pela enchente supera R$ 19 milhões
11 de setembro de 2024
AGE lança linha de crédito para empresas de tecnologia
10 de setembro de 2024