publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza o primeiro encontro do Fórum de Debate, em Londrina/PR

ABDE realiza o primeiro encontro do Fórum de Debate, em Londrina/PR

14 de março de 2024

O evento que começou nesta quinta-feira (14), percorrerá todas as regiões do Brasil em 2024 para tratar do desenvolvimento do país.

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) deu início nesta quinta-feira (14) ao Fórum Debate, em Londrina/ PR. O encontro é o primeiro de um ciclo de eventos regionais que tem intuito de promover o diálogo entre os setores público, privado e a sociedade civil sobre o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. O estado da região sul abre o Fórum com o tema “A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia”.

O evento, que conta com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF), teve a presença do presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, e da deputada federal e presidente da FPSNF, Luisa Canziani (PSD-PR). Além da participação de representantes do governo federal e estadual e de especialistas do tema.

O presidente da ABDE e da Finep abriu o evento lembrando a relevância do tema debatido para o crescimento do país. “Esse primeiro tema é de extrema importância para que a gente debata com os atores da agropecuária pelo setor ser o motor da economia brasileira e pela relevância de Londrina ser reconhecida por trazer inovação para a o ramo”, destacou Pansera.

A presidenta da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF), a deputada federal Luisa Canziani (PSD-PR), também ressaltou o elo do evento com o iniciativas governamentais voltadas para a melhoria do país.  “Os debates da ABDE estão alinhados com as temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e agora, também estão alinhadas com as novas políticas de sustentabilidade e inovação do atual Governo Federal. Nós queremos que os recursos do Sistema Nacional de Fomento sejam utilizados não só para plantar mais, mas também, para plantar melhor.”

Com entrada gratuita, a programação incluiu a apresentação de dois painéis, sendo o primeiro sobre “Desafios do crédito agrícola para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”. Em seguida, o tema apresentado foi “Financiamento à inovação na agricultura brasileira: novas tecnologias para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável” e para finalizar foram realizadas uma série de reuniões técnicas de atendimento, com clientes efetivos e potenciais.

Representando o governador Ratinho Junior, estava presente o coordenador de Relações Institucionais da Secretária da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado do Paraná, Marcus Von Borstel, já representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esteve no evento o secretário Municipal de Agricultura de Londrina, Regis Choucino. Também compareceram ao Fórum o  deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP/PR),  o diretor-presidente da Fomento Paraná e 2º Vice-Presidente da ABDE, Heraldo Alves das Neves; o diretor da ABDE e presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Ângelo Pamplona e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, Marcus Vinicius Gimenes.

Durante o Fórum foram firmadas parcerias entre elas: o contrato de Financiamento entre a Agência de Fomento do Estado do Paraná e a empresa Publis Informática e Sistema para viabilizar o projeto de desenvolvimento de software para área de gestão pública e também o convênio entre a Finep e o Senai Paraná para apoiar o projeto “Aprendizagem de máquina aplicada a um sistema de gêmeo digital para detecção de perda de circulação do fluido de perfuração em construção de poços”.

O próximo ciclo do Fórum será em abril, na cidade do Rio de Janeiro e terá como tema  “Financiamento à neoindustrialização: mobilizando o crédito para a inovação”.  Acompanhe a ABDE nas redes sociais e saiba mais do calendário de eventos da instituição

Mais notícias