Notícias
ABDE realiza homenagem aos vencedores dos prêmios ABDE-BID e ABDE de Jornalismo
5 de dezembro de 2024
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu, nessa segunda-feira (02), a cerimônia do Sistema Nacional de Fomento (SNF): Balanço e Perspectivas, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília/DF. No encontro, foram debatidos os avanços e desafios do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e expectativas para 2025 e o evento também foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio ABDE de Jornalismo 2024, reconhecendo iniciativas e reportagens sobre o SNF, e do Prêmio ABDE-BID, comemorando uma década de reconhecimento a iniciativas que promovem o desenvolvimento no país.
Para realizar a abertura da cerimônia, estiveram presentes a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da ABDE, Celso Pansera, a presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e diretora da ABDE, Márcia Maia, o gerente de Relações Institucionais do Banco do Brasil, André Castelo Branco, o presidente do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Junior, e o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), Ruben Delgado.
Projetos científicos transformadores
Em sequência, os vencedores da décima edição do Prêmio ABDE-BID, foram homenageados. O Prêmio, que nesta edição recebeu 31 inscrições, foi promovido pela ABDE, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com a finalidade de estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos.
Para a entrega dos prêmios, foram convidados os representantes dos realizadores e apoiadores do Prêmio ABDE-BID, o 2° vice-presidente da ABDE e diretor do BRDE, Heraldo Neves, o especialista sênior em Finanças Sustentáveis do BID, Daniel Ricas, o gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Costa, a diretora interina do escritório da CEPAL/ONU em Brasília, Camila Gramkow, e a presidente do IPEA, Luciana Servo.
Iniciando a entrega dos prêmios, a diretora interina da Cepal, Camila Gramkow, e o presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), Sérgio Gusman, premiaram o segundo lugar da primeira categoria, sobre Financiamento ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo, que ficou para o artigo “Cultivating Progress: The Impacts of Credit for Agricultural Investment in Brazil”, escrito por Priscila Zeraik de Souza autora principal), Luciano Machado (co-autor), Wagner Oliveira (co-autor) e André Sant’Anna (co-autor). A autora principal é da organização Climate Policy Initiative, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio) e os co-autores são da CPI/PUC-Rio e do BNDES. O co-autor do artigo, Wagner Oliveira, representou o grupo na homenagem.
Em seguida, o diretor-executivo da ABDE, André Godoy e o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amapá (AFAP), Eduardo Braz, entregaram o troféu ao primeiro colocado da categoria, o artigo “The BNDES’ Role in the Green Economy: institutional framework, disbursements and resource mobilisation (2010/2021)”, das autoras Camila Franco Bartelega (autora principal) e Ana Rosa Ribeiro de Mendonça (co-autora), ambas da Universidade de Campinas (Unicamp).
Para premiar a segunda categoria, que tratou sobre o tema “Neoindustrialização brasileira e o desenvolvimento sustentável”, a presindete do Ipea, Luciana Servo, Do Ipea, e o diretor de Operações da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul) e conselheiro fiscal da ABDE, Flávio Lammel, entregaram o prêmio de segundo lugar da categoria para o artigo “Política Industrial e neoindustrialização brasileira: os limites a partir da Doença Brasileira”, do autor Antônio Carlos Diegues, pela Unicamp. A Camila Franco Bartelega, autora do artigo vencedor da primeira categoria, representou o Antônio Carlos Diegues na homenagem.
O especialista sênior do BID, Daniel Ricas e o presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), entregaram o troféu ao artigo vencedor, que foi o “Neoindustrialização e Destinos Turísticos Inteligentes: diálogos para novos horizontes da indústria “sem chaminés” no Ceará, Brasil”, submetido pelos autores Francisco Laercio Pereira Braga (autor principal), Felipe Pinto da Silva (co-autor) e Elda Fontenele Tahim (co-autora). O autor principal é da Universidade Estadual do Ceará (UECE), enquanto seus co-autores são da Unicamp e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), respectivamente.
Para a terceira categoria, sobre “Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito”, o presidente da comissão julgadora do Prêmio ABDE-BID, Carlos Mussi, e o presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Junior, entregaram o prêmio ao segundo lugar dessa categoria, o trabalho “A Cooperação entre os Sistemas de Garantia de Crédito e o Sistema Cooperativista de Crédito Case CRECAXIAS FASE II”, de Marcelo de Lima, da instituição RS Garanti.
Fechando a premiação, o gerente do Sistema OCB, Guilherme Costa, e o, representante do presidente do Banco da Amazônia, Thiago Bezerra, entregaram o troféu ao primeiro lugar da categoria, que ficou com o artigo “The Impact of Credit Unions on the Development of Brazilian Municipalities”, dos autores Mateus Neves (autor principal), Valéria Fully Bressan (co-autora), Marcelo Shinkoda (co-autor), João Romero (co-autor) e Gustavo Henrique Souza (co-autor), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A comissão julgadora responsável pelo Prêmio ABDE-BID foi representada no evento pelo seu presidente, Carlos Mussi, e composta pelos seguintes avaliadores: Andrés Valenciano, Camila Gramkow, Esteban Perez e Nahuel Oddone, da Cepal; Carlos Wagner, Claudio Amitrano, Fernando Ribeiro, Mônica Mora, Roberto Messenberg, Pedro Miranda e Thiago Sevilhano Martinez, do Ipea; Lucio Faria, do FGCoop e Pedro Ramos, do Sicredi, que se dedicaram à avaliação criteriosa de todos os trabalhos recebidos.
Reconhecimento para imprensa nacional e regional
Dando seguimento a cerimônia, foram iniciadas as homenagens aos vencedores da primeira edição do Prêmio ABDE de Jornalismo, promovido pela ABDE, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Finep, com o objetivo de ampliar o reconhecimento do papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) como pilar do desenvolvimento econômico e social do país, de forma sustentável, por meio da produção jornalística de conteúdo, reconhecendo talentos e incentivando o jornalismo profissional e qualificado. A premiação selecionou os primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias Regional e Nacional, segmentado por tipo de conteúdo, sendo eles: vídeo, áudio* e texto, dentre 157 matéria inscritas, de 21 estados, e de todas as regiões do país.
O presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, e o 2° vice-presidente da ABDE e diretor do BRDE, Heraldo Neves, iniciaram as entregas do prêmio pela categoria de matérias publicadas no formato de texto, na categoria da imprensa de circulação nacional, incluindo jornais, revistas, portais, sites de notícias e blogs.
Foram entregues os prêmios, em sequência, ao terceiro colocado, Allan Leite Ravagnani, do jornal Carta Capital, com a reportagem “Incentivo à Inovação”. na segunda posição, Luiz Phillipe de Araújo Barbosa, da Agência Estado – Broadcast/Estadão, com a reportagem “Aumento de Crédito para prefeituras força pegada ambiental em investimentos”. e por fim, o grande vencedor da categoria, Samuel Eli Araujo Pimentel, do jornal e portal O POVO, com a reportagem “Especial Retratos do Bolsa Família”.
O gerente de Relações Institucionais do Banco do Brasil, André Castelo Branco, e o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) e conselheiro fiscal da ABDE, Paulo Costa, ficaram responsáveis por entregar os prêmios aos vencedores da categoria de conteúdos produzidos em áudio, veiculados na imprensa nacional.
Foram entregues, ao terceiro colocado, Bruno Pinheiro Faustino, da Rádio Negócio Rural, com a reportagem “Carne de sol – Tradição e inovação em Montanha”, onde o jornalista Julio Cezar Huber recebeu o prêmio em nome do colega. Ao segundo colocado, Josafá Bonifácio da Silva Neto, da Rádio UFS, com a reportagem “HV2: o hidrogênio verde e a ciência brasileira na descarbonização do planeta”. E a grande vencedora, Denise de Mello, da Rádio Banda B, com a reportagem “O Mercado de crédito brasileiro ganha força no cooperativismo”.
A presidente da AGN e diretora da ABDE, Marcia Maia, e o diretor da Finep, Elias Ramos, entregaram o troféu ao vencedor da categoria de conteúdos produzidos em vídeo, veiculados na imprensa nacional, Filipe França Ferreira Guedes, do Grupo Meio de Comunicação, com a reportagem “Tijolo Ecológico: produto sustentável pode ajudar na construção civil”. Os outros premiados, Danilo Moliterno Milton, da CNN Brasil, com a reportagem “BNDES impulsiona investimento e inovação em saúde no Brasil” e César Augusto Furlan Dassie, do Programa Globo Rural da TV Globo, com a reportagem “Mel orgânico: o ouro do Piauí”, segundo e terceiro lugar, respectivamente, infelizmente não puderam comparecer ao evento.
O representante do Sicredi, Sillas de Souza, entregou o troféu ao Julio Cezar Huber, do Jornal O Noticiário, com a reportagem “Indicações Geográficas: produtos tradicionais e únicos são reconhecidos e incrementam a renda de pequenos negócios”, vencedor pela categoria de matérias publicadas no formato de texto, na categoria da imprensa de circulação regional. As outras premiadas, a Núbya Mara da Silva Oliveira, do Jornal O Tempo, com a reportagem “Pequeno negócio avança com mais acesso a crédito no turismo” e a Valdirene Leão de Oliveira Cerqueira, do Jornal Tribuna Hoje, com a reportagem “Quase 100% da indústria alagoana usa energia renovável”, segundo e terceiro lugar, respectivamente, infelizmente não puderam comparecer ao evento.
Finalizando a premiação, o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e presidente do conselho fiscal da ABDE, Marcos Vinícius de Castro, e gerente nacional de Finanças Sustentáveis e Bancarização da Caixa Econômica Federal, Moreno Macedo, entregaram os prêmios a vencedora da categoria de conteúdos em vídeo, veiculados na imprensa regional, Aline de Oliveira Lima, da TV Verdes Mares, com a reportagem “Artesanato – tradição de muitas mãos”, que também recebeu para o terceiro colocado, José Arnaldo de Araújo Filho, da TV Verdes Mares, com a reportagem “Agricultores investem em energia sustentável e dão novo rumo para os negócios, com a ajuda de programa de financiamento”. O premiado que ficou na segunda colocação, Hermes de Luna e Silva, da TV Correio/Record, com a reportagem “As novas fronteiras das energias renováveis na Paraíba”, infelizmente não pode comparecer.
A banca julgadora, responsável pela credibilidade e isonomia deste prêmio, composta por: Jorge Duarte, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública; Luciano Milhomem, jornalista com 20 anos de experiência em Assessoria de Comunicação para Governos, Empresas e Organismos Internacionais; e Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria.
*Por falta de número de inscritos suficientes, não ocorreu a seleção e premiação da categoria Regional com segmentação de conteúdo de áudio. Conforme previsto em edital, não houve formação de banca, e todos os trabalhos estavam enquadrados na categoria nacional.
Afeam e Semig firmam acordo para financiamento de Gás Natural Veicular a taxistas e motoristas de aplicativos
17 de janeiro de 2025
Desenvolve SP registra alta nos desembolsos em novembro e reforça democratização do crédito sustentável
16 de janeiro de 2025
ABDE manifesta preocupação em torno de fake news sobre o PIX que fizeram governo revogar normas de fiscalização
15 de janeiro de 2025
Bandes alcança maior volume de crédito em mais de uma década
15 de janeiro de 2025