publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza cerimônia para premiar as melhores práticas em captação de recursos internacionais

ABDE realiza cerimônia para premiar as melhores práticas em captação de recursos internacionais

8 de junho de 2022

Evento foi realizado de forma híbrida, no Ministério da Economia, e contou com a participação de representantes das instituições premiadas

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia realizaram ontem (7) o evento de celebração da 1ª edição do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional. A cerimônia ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de todos os premiados nesta edição.

De acordo com a presidente da ABDE, Jeanette Lontra, o objetivo do prêmio era contribuir para o aprimoramento das estratégias de captação de recursos oficiais internacionais por entidades nacionais, em prol do desenvolvimento sustentável brasileiro.

“A ABDE tem reforçado o potencial da agenda de captação de recursos internacionais como uma forma de ampliar e potencializar o papel das instituições financeiras de desenvolvimento para o desenvolvimento sustentável no Brasil. É na esteira desse processo de entendimento e valorização do instrumento que surgiu a ideia deste prêmio”, reforçou.

O diretor executivo do Banco Mundial no Brasil, Erivaldo Gomes, ressaltou que o reconhecimento desse tipo de projeto, especialmente em um momento em que todo o mundo se mobiliza em torno da agenda do desenvolvimento sustentável tem grande potencial de transformação.

“Essa parceria é algo que a gente vinha conversando há algum tempo, desde antes da pandemia. Queremos celebrar e reconhecer o trabalho feito por prefeituras, estados, instituições financeiras de desenvolvimento e de todos que estão envolvidos nesse propósito de implementação dos objetivos sustentáveis da ONU no Brasil.”, destacou.

Além das direções da ABDE, da SAIN e do Banco Mundial, participaram da solenidade representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de instituições financeiras internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CAF, além de bancos e agências de fomento regionais, governos estaduais e prefeituras, entre outras autoridades.

Confira a lista completa dos vencedores:

 

GRUPO 1 – Governo Federal

1º lugar

Instituição captadora: Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Projeto: Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro (FIP Monitoramento Cerrado)

Instituição internacional apoiadora: Banco Mundial

 

GRUPO 2 – Governos Estaduais

1º lugar

Instituição captadora: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia

Projeto: Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), denominado Projeto Bahia Produtiva.

Instituição internacional apoiadora: BIRD/Banco Mundial

 

GRUPO 3 – Governos Municipais

1º lugar

Instituição captadora: Prefeitura de Salvador

Projeto: Prodetur Salvador

Instituição internacional apoiadora: BID

 

2º lugar

Instituição captadora: Prefeitura Municipal de Corumbá/MS

Projeto: Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá – PDI

Instituição internacional apoiadora: Fonplata

 

GRUPO 4 – Governos Municipais

1º lugar

Instituição captadora: BRDE

Projeto: Cooperação técnica e financeira com a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD: do compromisso com a Produção e Consumo Sustentáveis, ao apoio estratégico para financiar os ODS

Instituição internacional apoiadora: AFD

 

2º lugar

Instituição captadora: BDMG

Projeto: Operação com o objetivo de mitigar os efeitos da crise gerada pela COVID-19 e apoiar o processo de recuperação da atividade econômica de Minas Gerais

Instituição internacional apoiadora: CAF

 

FOTO: EDU ANDRADE/Ascom/ME

Mais notícias