Notícias

ABDE realiza cerimônia para premiar as melhores práticas em captação de recursos internacionais
8 de junho de 2022
Evento foi realizado de forma híbrida, no Ministério da Economia, e contou com a participação de representantes das instituições premiadas
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia realizaram ontem (7) o evento de celebração da 1ª edição do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional. A cerimônia ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de todos os premiados nesta edição.
De acordo com a presidente da ABDE, Jeanette Lontra, o objetivo do prêmio era contribuir para o aprimoramento das estratégias de captação de recursos oficiais internacionais por entidades nacionais, em prol do desenvolvimento sustentável brasileiro.
“A ABDE tem reforçado o potencial da agenda de captação de recursos internacionais como uma forma de ampliar e potencializar o papel das instituições financeiras de desenvolvimento para o desenvolvimento sustentável no Brasil. É na esteira desse processo de entendimento e valorização do instrumento que surgiu a ideia deste prêmio”, reforçou.
O diretor executivo do Banco Mundial no Brasil, Erivaldo Gomes, ressaltou que o reconhecimento desse tipo de projeto, especialmente em um momento em que todo o mundo se mobiliza em torno da agenda do desenvolvimento sustentável tem grande potencial de transformação.
“Essa parceria é algo que a gente vinha conversando há algum tempo, desde antes da pandemia. Queremos celebrar e reconhecer o trabalho feito por prefeituras, estados, instituições financeiras de desenvolvimento e de todos que estão envolvidos nesse propósito de implementação dos objetivos sustentáveis da ONU no Brasil.”, destacou.
Além das direções da ABDE, da SAIN e do Banco Mundial, participaram da solenidade representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de instituições financeiras internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CAF, além de bancos e agências de fomento regionais, governos estaduais e prefeituras, entre outras autoridades.
Confira a lista completa dos vencedores:
GRUPO 1 – Governo Federal
1º lugar
Instituição captadora: Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Projeto: Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro (FIP Monitoramento Cerrado)
Instituição internacional apoiadora: Banco Mundial
GRUPO 2 – Governos Estaduais
1º lugar
Instituição captadora: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia
Projeto: Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), denominado Projeto Bahia Produtiva.
Instituição internacional apoiadora: BIRD/Banco Mundial
GRUPO 3 – Governos Municipais
1º lugar
Instituição captadora: Prefeitura de Salvador
Projeto: Prodetur Salvador
Instituição internacional apoiadora: BID
2º lugar
Instituição captadora: Prefeitura Municipal de Corumbá/MS
Projeto: Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá – PDI
Instituição internacional apoiadora: Fonplata
GRUPO 4 – Governos Municipais
1º lugar
Instituição captadora: BRDE
Projeto: Cooperação técnica e financeira com a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD: do compromisso com a Produção e Consumo Sustentáveis, ao apoio estratégico para financiar os ODS
Instituição internacional apoiadora: AFD
2º lugar
Instituição captadora: BDMG
Projeto: Operação com o objetivo de mitigar os efeitos da crise gerada pela COVID-19 e apoiar o processo de recuperação da atividade econômica de Minas Gerais
Instituição internacional apoiadora: CAF
FOTO: EDU ANDRADE/Ascom/ME
Desenvolve MT é credenciada pelo Governo do Estado para operacionalizar linhas de crédito
1 de julho de 2022
Financiamentos do Banco do Nordeste para a área da saúde crescem no interior de Alagoas
29 de junho de 2022
ABDE marca presença em seminário sobre o papel do financiamento na retomada da economia brasileira
22 de junho de 2022
Seminário discute papel do financiamento para retomada da economia
20 de junho de 2022
BNDES abre edital para apoiar iniciativas de Blended Finance
14 de junho de 2022