publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove primeiro dia do Fórum do Desenvolvimento 2023

ABDE promove primeiro dia do Fórum do Desenvolvimento 2023

30 de agosto de 2023

A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) realizou hoje (30/08), o primeiro dia do Fórum do Desenvolvimento 2023. O evento, que é um dos maiores sobre desenvolvimento sustentável do país, reuniu lideranças e representantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF), do governo federal e estadual e da sociedade, com o propósito de discutir como transformar ações da Agenda 2030 em práticas.  

O encontro, que iniciou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, do presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, e da coordenadora residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, do representante pela Divisão de Sistema Financeira da AFD, Paulo Jorge Simplicio, do diretor de Coordenações Sistêmicas e Relações institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, e do representante Residente Adjunto do PNUD, Carlos Arboleda, foi divido em quatro mesas.  

Durante a abertura, a ministra Esther Dweck falou sobre a importância da cooperação entre o Governo Federal e o Sistema Nacional de Fomento para o Brasil. “É possível perceber que tudo isso caminha em uma única direção, a do desenvolvimento inclusivo e sustentável, de ter um Brasil que, de fato, seja para todos.” afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 

Ainda nesse primeiro momento, Celso Pansera, ressaltou a forte missão da Associação em fortalecer o SNF. “Nós da ABDE estamos com uma firme missão de fortalecer o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Principalmente nos âmbitos da neoindustrialização, da sustentabilidade e do social”, declarou o presidente da Associação e da Finep. 

Pela manhã, o Fórum debateu os temas “Transformando Planos em Ações: O potencial das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na transformação de planos em ações para o desenvolvimento sustentável” e “Floresta em pé: Estratégias para o crescimento sustentável aliadas à proteção do meio ambiente”. Participaram desses painéis, nomes do governo federal, de instituições internacionais e do SNF.   

Já na parte da tarde, personalidades do Sistema, de empresas privadas e de órgãos governamentais discutiram os temas “Agenda 2030 no setor privado: Transformação sustentável no setor privado para o enfrentamento dos desafios globais”, “Retomada verde: Reindustrialização verde e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.  

Na ocasião, o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo do PNUD, Cristiano Prado, o 2º vice-presidente da ABDE e presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e a gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Kesia Braga, realizaram o lançamento do estudo “Metodologia ABDE-PNUD de Alinhamento do Sistema Nacional de Fomento aos ODS”, documento produzido pela ABDE, em parceria com o PNUD Brasil. 

A edição do Fórum do Desenvolvimento deste ano, conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU), patrocínio especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoio ouro da Finep, Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sicoob e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e apoio especial PNUD Brasil. 

Para saber assistir ao primeiro dia do evento na íntegra, acesse ao canal da ABDE no YouTube: https://www.youtube.com/@ABDEoficial  

Mais notícias