publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove debate sobre cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes

ABDE promove debate sobre cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes

2 de maio de 2023

Responsável por 97% do crédito a municípios, Sistema Nacional de Fomento é destacado como alternativa para o financiamento de projetos sustentáveis

A presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que reúne 34 instituições de fomento do país, Jeanette Lontra, destacou na última quinta-feira (27/4) a importância de uma mobilização com governos, instituições e agentes financeiros para buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Ela abriu seminário que reuniu, entre outros participantes, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Caixa Econômica Federal e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

“As cidades devem ser inclusivas, resilientes e sustentáveis, buscando sempre garantir a qualidade no desenvolvimento humano”, disse, em Curitiba, referência em mobilidade e planejamento urbanos. O seminário foi o primeiro dos quatro eventos que precedem o 8º Fórum do Desenvolvimento, a ser realizado em agosto, em Brasília, e que é considerado um dos maiores do país sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável. Ela também está à frente do Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do Rio Grande do Sul.

Com mais de R$ 5 trilhões de ativos, o Sistema Nacional de Fomento (SNF) foi apresentado como componente fundamental para o financiamento a projetos de mobilidade urbana, em ações que contemplem a questão da adaptação climática nas cidades e com  soluções integradas de infraestrutura e melhoria na gestão pública. O SNF, organizado pela ABDE e composto pelas entidades associadas, é responsável por 97% do crédito para municípios.

Ao destacar o crédito sustentável como diretriz do sistema de fomento para as cidades, o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, ressaltou a importância do sistema liderado pela ABDE. “Ele deve estar sintonizado com um mundo que tem expectativa pela descarbonização e ofertas de linhas de crédito cada vez mais inclusivas”, disse. “Diante desse debate, as instituições financeiras saem fortalecidas com estimativa de melhorar seus níveis de financiamentos”, acrescentou.

O superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke Junior, ressaltou que a discussão desses temas atende a uma demanda cada vez mais crescente da população por cidades cada vez mais sustentáveis e preparadas para uma transformação. Com Paraná na liderança, BRDE ultrapassa marca de R$ 1 bilhão em contratações no Sul

Debates

O seminário contou com três debates. A primeira mesa discutiu mobilidade urbana, com foco em alternativas, a exemplo da eletromobilidade. O debate destacou o papel do SNF na promoção da mobilidade urbana sustentável no país e os desafios e oportunidades para o financiamento desses projetos. Participaram representantes da Fomento Paraná, BRDE, da ONG internacional Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) e da CWBUS Inovação.

O segundo debate abordou estratégias para viabilizar o financiamento de projetos de adaptação climática em cidades brasileiras. Foram apresentados esforços de adaptação climática para as cidades brasileiras, com contribuições dos atores para discutir os passos tomados, bem como desafios e oportunidades para avanço nessa agenda. Estiveram na mesa representantes da Prefeitura de Curitiba, da Fundação Grupo Boticário, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do BRDE.

O último debate do dia abordou soluções integradas de infraestrutura e melhoria da gestão pública. Foram exploradas as oportunidades e desafios do Sistema Nacional de Fomento na perspectiva de gestão urbana sustentável. Integraram a discussão representantes da Secretaria das Cidades do Paraná, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Fomento Paraná e Caixa Econômica Federal.

Próximos eventos

Em maio, outro debate será realizado, de forma virtual, para discutir o financiamento para o avanço de uma economia de baixo carbono. No mês seguinte, autoridades discutirão, presencialmente, em Belém (PA), o ecossistema Amazônia, com foco em bioeconomia, inovação e agronegócio sustentável. Em julho, um webinar debaterá trabalho e produtividade no futuro digital e sustentável.

A jornada de quatro eventos preparatórios será seguida da realização da 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 de agosto, em Brasília, em formato híbrido, com transmissão em tempo real pela internet.

O evento teve apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi patrocinado pelas seguintes instituições: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Também contou com o apoio especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio regional do BRDE e da Fomento Paraná.

Mais notícias