publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de webinar da agência da ONU para inclusão financeira de pessoas refugiadas

ABDE participa de webinar da agência da ONU para inclusão financeira de pessoas refugiadas

15 de maio de 2023

Na última quarta-feira (10/05), a ABDE participou e apoiou o webinar sobre inclusão financeira de pessoas refugiadas e migrantes, realizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Corporação Financeira Internacional (IFC) que contou também com o suporte da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred).

A gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Kesia Braga, apresentou a Associação, as principais ações do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e falou brevemente sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Ela também exibiu resultados de estudos feitos pela Associação sobre Micro e Pequena Empresas, focando detalhadamente nos resultados do estudo sobre acesso ao crédito sob a perspectiva de gênero, publicado pela ABDE e e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2022.

A gerente deu exemplos de linhas de crédito já existentes no SNF que tem potencial de inclusão de um público vulnerável, como a população refugiada. Nos exemplos citados, estão: Crediamigo, do Banco do Nordeste (BNB); BRDE Equidade, do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE);  Linha FEMPO Microcrédito , da Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AGERIO); Linha + Crédito Amazonas, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e Banpará Comunidades, do Banco do Estado do Pará (Banpará).

“O Sistema Nacional de Fomento possui diversas linhas e programas de crédito de inclusão financeiras capazes de incluir os refugiados e migrantes, especialmente no âmbito do empreendedorismo. No entanto, é necessário entender a realidade e os desafios de cada instituição para pensar na melhor estratégia de incluir essa população nos produtos já existentes ou para a criação de novos produtos adequados as suas necessidades”, concluiu Kesia Braga.

Mais notícias