publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de seminário sobre centenário de Ignácio Rangel e Rômulo Almeida

30 de junho de 2014

O centenário de nascimento dos economistas Ignácio Rangel e
Rômulo Almeida tem sido lembrado por meio de um ciclo de seminários promovido
pelo
Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Na última quinta-feira (17/07), o segundo evento da série teve a participação do
economista Carlos Lessa e contou com o lançamento do livro “Ignácio Rangel:
elogio à ousadia”, de Luiz Cesar Faro e Monica Sinelli. O superintendente da
ABDE, Marco Antonio Lima, que conviveu com os dois economistas homenageados,
foi um dos debatedores do encontro.

Na primeira parte do encontro, os economistas Carlos Lessa, e os professores Ricardo Bielschowsky e Marcos Costa Lima fizeram apresentações  sobre o legado dos economistas para o o país. Lessa lembrou que o que depois se convencionou chamar “nacional desenvolvimentismo” já estava presente no pensamento de Rômulo e Rangel desde suas primeiras ações no campo econômico, especialmente nos governos dos quais fizeram parte e também durante a atuação de ambos no BNDES.

Na sequência, o superintendente da área de Planejamento do BNDES, Cláudio Figueiredo Leal, e o superintendente-executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, relembraram a importância dos homenageados. “Eles tinham a capacidade de enfrentar as questões importantes”, lembrou Marco Antonio,  que conviveu especialmente com Rômulo de Almeida, durante seus primeiros anos de atuação no BNDES. “Ele tinha um prazer muito grande de discutir o desenvolvimento, conversava com todos nós mais jovens e a cada aula que nos dava, parecia que encerrava com ainda mais vigor. Rômulo teve inegavelmente um papel muito importante para o banco”, declarou.
O encontro foi encerrado com uma série de depoimentos afetivos, com familiares e amigos dos homenageados, dentre eles a economista Maria da Conceição Tavares. 

Mais notícias