publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de evento sobre empreededorismo feminino

ABDE participa de evento sobre empreededorismo feminino

27 de março de 2023

A presidente da ABDE, Jeanette Halmenschlager Lontra, participou do CONECTE-SE, evento realizado a partir de parceria entre o Clube Mulheres de Negócios de Portugal e o Sebrae, que ocorreu em Fortaleza/CE. Com o objetivo de promover compartilhamento de experiências e debates para o desenvolvimento de negócios entre mulheres empresárias e empreendedoras, a presidente da ABDE, que estava acompanhada da secretária-executiva interina, Cristiane Viturino, foi uma das participantes do painel “Financiamento: romper barreiras de créditos para empresas lideradas por mulheres”, na última sexta-feira, dia 24. Representantes do SEBRAE e do BNDES também participaram de debates no Congresso.

Na ocasião, Jeanette apresentou dados e ações do Sistema Nacional de Fomento (SNF), dando foco, especialmente, nas informações voltadas ao empreendedorismo feminino. A presidente também apresentou o estudo realizado pela ABDE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, no qual foi analisada a participação de mulheres nas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) brasileiras, com o intuito de compreender melhor as dificuldades enfrentadas por elas no acesso ao crédito das MPMEs. Para ler o estudo completo, cliquei aqui.

“O Sistema Nacional de Fomento observou a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre neg[ocios liderados por mulheres. Ao remover barreiras que impedem as mulheres de terem as mesmas condições de acesso à educação e as oportunidades economicas, a igualdade entre os gêneros pode levar a ganhos de produtividade geral da economia, e das mulheres em particular”, pontuou Jeanette.

Ainda durante o congresso, a Associação e o Clube Mulheres de Negócios de Portugal assinaram um protocolo de intenções, com o objetivo de unir esforços em atividades e projetos de cooperação, especialmente relacionados com a melhoria das políticas públicas que busquem a equidade de gênero. A ações desenvolvidas em conjunto priorizarão aquelas relacionadas ao financiamento a mulheres empreendedoras pelas instituições do SNF.

Mais notícias