publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de evento “Fungetur em Ação”, no Ministério do Turismo

ABDE participa de evento “Fungetur em Ação”, no Ministério do Turismo

17 de novembro de 2023

A ABDE esteve presente hoje (20/11) no evento “Fungetur em Ação”, promovido pelo Ministério do Turismo, em Brasília/ DF. O encontro, que contou com a participação do ministro Celso Sabino, teve como objetivo anunciar a disponibilização de R$ 500 milhões para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento do turismo brasileiro.  O presidente da Cresol e diretor da ABDE, Cledir Magri, foi o representante da Associação no evento.

No discurso, o diretor da ABDE enfatizou a importância do anúncio de disponibilização de 500 milhões de reais para financiamento de projetos de turismo no Brasil através de agentes financeiros credenciados junto ao Ministério do Turismo. Ele destacou a colaboração do SNF e da ABDE, e mencionou a contribuição significativa dessas entidades no repasse de recursos para micro e pequenas empresas através do Fungetur.

Magri também ressaltou a importância da parceria consolidada e fortalecida entre as instituições, enfatizou o impacto positivo dos recursos do Fungetur na melhoria das condições econômicas e sociais das famílias beneficiadas, e reafirmou o compromisso da ABDE em continuar apoiando o segmento turístico. Exemplificou isso mencionando projetos inovadores financiados pelo Fungetur, como a primeira microcervejaria subterrânea e o primeiro hotel subterrâneo do Brasil. Por fim, Magri parabenizou o Ministro pelo trabalho e dedicação, expressando confiança de que os recursos investidos gerarão resultados significativos no setor de turismo.

O recurso, viabilizado pela Lei nº 14.709, de 25 de outubro de 2023, oriunda do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 19 de 2023, poderá ser operacionalizado por 18 instituições financeiras das 34 integrantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF), ainda este ano. Confira abaixo a lista das IFDs que desempenharão  o papel de agentes financeiros: 

  1. Agência de Fomento do Estado da Bahia (AGE)
  2. Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AGERIO)
  3. Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina (BADESC)
  4. Banco de Desenvolvimento do Sul (BADESUL)
  5. Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES)
  6. Banco do Estado de Sergipe (BANESE)
  7. Banco do Estado do Pará (BANPARÁ)
  8. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
  9. Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
  10. Banco de Brasília (BRB)
  11. Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
  12. Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL BASER)
  13. Cooperativa Central de Crédito (CRESOL CENTRAL)
  14. Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL SICOPER)
  15. Agência de Fomento de Goiás (FOMENTO GOIÁS)
  16. Agência de Fomento do Paraná (FOMENTO PARANÁ)
  17. Agência de Fomento do Piauí (FOMENTO PIAUÍ)
  18. Agência de Fomento do Tocantins (FOMENTO TOCANTINS)

Fungetur

O Fundo Geral do Turimos (Fungetur) tem por finalidade prover recursos para o financiamento de empreendimentos, obras e serviços considerados de interesse para o desenvolvimento do turismo nacional. Os recursos são operados pelas instituições financeiras credenciadas e o público-alvo das operações de crédito são os empreendimentos privados de toda a cadeira produtiva do turismo, especialmente micro, pequenas e médias empresas. São financiáveis as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, bem como a aquisição de máquinas e equipamentos e capital de giro.

 

Mais notícias