publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de evento com pautas climáticas realizado pelo Governo Britânico

ABDE participa de evento com pautas climáticas realizado pelo Governo Britânico

19 de julho de 2022

Na manhã da última quinta-feira (14/7), a presidente da Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE), Jeanette Lontra, participou de uma mesa do programa UK Pact, promovido pelo Governo Britânico, cujo o tema era “A avaliação de risco climático em operações de crédito de bancos brasileiros de desenvolvimento”.

A mesa girava em torno do debate das mudanças climáticas, que desencadeiam problemas em diversos aspectos do desenvolvimento do país, como os setores econômico e social, e a forma como o Sistema Nacional de Fomento (SNF) lida com esses tópicos. A presidente da ABDE apresentou para os convidados o Plano ABDE 2030, baseado na Agenda 2030 desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Jeanette Lontra, eventos com esse são essenciais para ampliar o conhecimento da temática e fortalecer as estruturas operacionais do sistema. “É essencial a disseminação do conhecimento e o nivelamento de todos os nossos associados no tratamento do tema. Cada um deles possui desafios específicos para a integração dos riscos climáticos” disse ela.

O objetivo do evento era difundir as diferentes perspectivas sobre a incorporação dos riscos climáticos no contexto do SNF. Participaram do encontro, associados da ABDE, como o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), além de instituições como a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Brazilian Research Alliance for Sustainable Finance and Investment (Brasfi).

Mais notícias