publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de debates da COP 27

ABDE participa de debates da COP 27

8 de novembro de 2022

A ABDE irá participar da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27), que acontece nos dias 6 e 18 de novembro, no Egito, e reúne as maiores lideranças mundiais em prol de conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. A presidente da Associação, Jeanette Lontra, integrante convidada da comitiva do Sebrae na Conferência, participa, de forma presencial, dos debates do evento na próxima semana.

A participação da ABDE no evento se inicia nessa quarta-feira (9/11), às 06h30 (horário de Brasília), no painel “Taxonomia verde/social/sustentável: lições internacionais e caminhos para o Brasil”, com transmissão online (clique aqui). A gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Bruna Araújo, será uma das debatedores convidadas. No painel, será apresentado o estudo “Taxonomia verde/social/sustentável: lições internacionais e caminhos para o Brasil”, que engloba recomendações para o Brasil a partir das experiências das taxonomias já existentes na União Europeia, Colômbia, Indonésia e China, entre outras, além de iniciativas globais de instituições que elaboram padrões comumente utilizados pelo mercado.

No dia 14, na próxima segunda-feira, a presidente da ABDE participa de debate sobre a bioeconomia na Amazônia. O painel, organizado pelo WRI Brasil, vai explorar como o setor empresarial pode liderar a transição da região para a economia de baixo carbono, e quais riscos e oportunidades devem ser levados em consideração para o êxito da missão.

Na terça-feira (15/11), Jeanette será moderadora do painel “Financiamento Climático: o papel dos bancos de fomento”, realizado pelo Consórcio Interestadual Amazônia Legal, e que contará com a participação de governadores dos estados que compõem a região, de representantes do BID e do BNDES, entre outros.

A COP 27 é considerada o maior e mais importante evento já realizado sobre o tema das mudanças climáticas. Nos 12 dias de evento, os participantes vão debater sobre a adaptação climática, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global. O calendário completo da COP-27 pode ser acessado no site do evento.

Mais notícias