publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE marca presença em seminário sobre o papel do financiamento na retomada da economia brasileira

ABDE marca presença em seminário sobre o papel do financiamento na retomada da economia brasileira

22 de junho de 2022

A Presidente da ABDE e do Badesul, Jeanette Lontra, e executivos das instituições associadas participaram, nessa terça-feira (21/06), do Seminário “O papel do financiamento na retomada do crescimento da economia”, organizado pela Deputada Perpétua Almeida, e realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento teve o intuito de refletir e debater sobre assuntos que interferem no crescimento da economia brasileira e sobre a importância do financiamento para o desenvolvimento econômico nacional. O seminário também contou com a presença do presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud, do presidente da Desenvolve SP, Sérgio Gusmão, do diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Desenbahia), Marko Svec Silva, do diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Edmilson da Silva, do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Eduardo Moreira, do superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Victor Pina, do economista-chefe do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Luis Esteves, e da gerente do Banco da Amazônia, Márcia da Costa. 

Jeanette Lontra destacou o papel do Sistema Nacional de Fomento para a construção de um futuro sustentável, inclusivo e inovador. Pontuou que o crédito é uma peça-chave para que a economia nacional continue girando e que esse sistema de fomento é importantíssimo para essa etapa “Esse Sistema, que congrega bancos públicos, bancos estaduais, bancos de desenvolvimento, bancos corporativos, além das agências de fomento, o Sebrae e o Finep, representa hoje, 45% do mercado de crédito brasileiro. Ou seja, são mais de 1,9 trilhão de reais ofertados no mercado nacional.” 

Ao iniciar a primeira mesa de debates, o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA), que já foi presidente da Desenbahia, falou sobre a importância das agências de fomento para o país. “Sou totalmente a favor do apoio às agências de fomento e aos bancos de desenvolvimento. Gostaria de lembrar que foi no período da crise dos bancos americanos, não faz muito tempo, que enquanto todos os bancos privados recuaram, as agências de fomento ganharam notabilidade e continuaram apoiando as micro, pequenas e médias empresas.”  

Ao decorrer do dia, representantes dos associados da ABDE participaram dos debates e apresentaram iniciativas de suas instituições e pontuaram sobre a importância de cada uma delas para a economia, tanto local quanto nacional. O seminário está disponível na íntegra no canal do YouTube da Câmara dos Deputados.  

Mais notícias