publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE firma parceria com Sebrae para apoiar pequenos negócios

ABDE firma parceria com Sebrae para apoiar pequenos negócios

28 de outubro de 2022

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  assinaram um Acordo de Cooperação Geral (ACG) que prevê a execução de ações voltadas a apoiar e incentivar o financiamento para pequenos negócios. O documento, assinado nessa quinta-feira (27/10), destaca a importância da Agenda 2030, da inovação nas empresas e do desenvolvimento territorial.

“Há um enorme potencial para uma atuação coordenada entre o Sebrae e a ABDE, tendo em vista a incontestável importância dos micro e pequenos negócios para o desenvolvimento brasileiro via geração de renda e emprego e, nesse sentido, também para a missão das instituições de fomento. A cooperação entre as nossas instituições se baseia nesse objetivo comum de expandir o financiamento ao setor produtivo brasileiro, em especial para os micro, pequenos e médios negócios”, ressaltou a presidente da ABDE e do Badesul, Jeanette Lontra.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que “o crédito é vital” e, portanto, com o ACG, será possível somar as experiências de ambas as instituições para atuar em prol do pleno funcionamento do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que protege e oferece uma opção de garantia para contratação de operações de crédito para MEI e microempresas. “Estamos com um parceiro de altíssima qualidade e confiança, que vai multiplicar os recursos que vão chegar nas mãos das micro e pequenas empresas”, assinalou Melles, durante a assinatura do documento.

Em sua fala, a presidente da ABDE parabenizou a atuação do Sebrae na transformação dos pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento econômico, por meio do acesso ao crédito, seja para a criação de novos negócios ou para implementar inovações em negócios já existentes. A presidente também afirmou que há um grande potencial na atuação coordenada entre as instituições, tendo em vista o papel dos pequenos negócios na economia brasileira. “Esperamos que o acordo contribua para ampliar a compreensão dos desafios e das oportunidades, permitindo a consonância com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, informou.

Seguindo essa linha, foi apresentado o Plano ABDE 2030, documento que reflete o direcionamento do Sistema Nacional de Fomento (SNF) pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), permitindo que agências de fomento possam captar recursos junto a instituições financeiras internacionais e garantir essas operações via organismos multilaterais de desenvolvimento.

A cooperação compõe um importante pilar para a implementação do plano, tendo em vista que o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil necessariamente perpassa o fortalecimento do financiamento para as micro, pequenas e médias empresas. “As MPE respondem por 30% do PIB brasileiro, mais da metade dos postos de trabalho do país e, por isso, são destino de um terço dos recursos aportados pelo SNF. Trabalharemos juntos para que essa participação cresça nos próximos anos”, reforçou Jeanette Lontra.

A presidente da ABDE ainda reforçou a importância do Sebrae, membro da Associação desde o seu surgimento, ao exercer um papel estratégico no desenvolvimento das MPE. “Nós trabalhamos para que o crédito chegue na ponta e o Sebrae nos dá todo o apoio técnico e operacional de que necessitamos. Todo esse potencial de contribuição para essa sustentação econômica é um dos temas que fomentou a construção desse acordo”, pontuou.

Assinaram o acordo o presidente do Sebrae, Carlos Melles; o diretor-técnico da instituição, Bruno Quick; a presidente e o vice-presidente da ABDE, Jeanette Halmenschlager Lontra e Valdecil José de Souza Tose, respectivamente.

 

Fonte: Ascom/Sebrae

Foto: Sebrae

Mais notícias