publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e PNUD contratam consultoria para construção de fundo de promoção dos ODS

ABDE e PNUD contratam consultoria para construção de fundo de promoção dos ODS

13 de setembro de 2022

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estão com edital aberto para contratação de uma consultoria visando apoiar a construção de uma proposta de um Fundo Nacional de Promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Fundo ODS é uma das principais iniciativas que derivam do Plano ABDE 2030, que visa contribuir com o cumprimento das metas da Agenda 2030, e será dedicado ao financiamento de projetos sustentáveis no Brasil. O edital, disponível no site do PNUD, tem prazo de até o dia 16/09 para o envio das propostas por parte das consultorias interessadas.

Fundada em 1969, a ABDE reúne e representa 33 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) públicas e privadas no Brasil, incluindo bancos públicos federais, bancos e agências de fomento subnacionais, do sistema cooperativo, além da Finep e Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF), que representa mais de R$ 1,9 trilhão em operações de crédito. O SNF tem crescente participação no financiamento a projetos sustentáveis e alinhamento à Agenda 2030 das Nações Unidas.

A criação do fundo reflete o reconhecimento de que é preciso ampliar o financiamento e o direcionamento de recursos para a Agenda 2030. O SNF conta com larga experiência na criação e administração de fundos para projetos de desenvolvimento, com destaque para o Fundo Clima para apoio à mitigação das mudanças climáticas e o Fundo Amazônia para a preservação e o uso sustentável das florestas da Amazônia Legal.

O edital está disponível no site: https://vendor.un.org.br/processes/6740

Mais notícias