publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Consórcio Nordeste fazem reunião com instituições de Fomento da região

ABDE e Consórcio Nordeste fazem reunião com instituições de Fomento da região

18 de agosto de 2022

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu, nesta quinta-feira (18/08), um encontro de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) da Região Nordeste com representantes do Consórcio Nordeste. O evento aconteceu no escritório sede da ABDE, em Brasília, e teve como objetivo consolidar uma relação entre as instituições, a fim de impulsionar as ações para o desenvolvimento sustentável regional.

Participaram da abertura do evento, a presidente da ABDE e do Badesul, Jeanette Lontra, o secretário-executivo da ABDE, José Luis Gordon, o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, o subsecretário do programa, Sérgio Leite, e a equipe técnica da ABDE. Nela, os participantes apresentaram anseios da parceria entre a ABDE e o Consórcio Nordeste, a ligação das ações propostas com o Plano ABDE 2030 e os principais números do SNF ligados à região.

“A ABDE e o Consórcio do Nordeste celebram um acordo de cooperação, que tem por objetivo a união de esforços em prol da melhoria das políticas públicas, que busquem a competitividade, o aumento da atividade produtiva e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Região Nordeste”, declarou Jeanette Lontra.

O secretário do Consórcio Nordeste falou um pouco sobre como funciona a instituição e como foi criada. “O Consórcio Nordeste, apesar de ser uma instituição com menos de três anos de existência, tem um caminho trilhado bastante intenso. Ele não surgiu da noite para o dia, é uma união de nove estados da região, criada a partir de uma evolução de um fórum de governadores, para integrar os estados da região e para fomentar políticas públicas”, explicou Carlos Eduardo Gabas.

Também fizeram parte do evento, presencial e virtualmente, representantes da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Banco do Estado de Sergipe (BANESE), Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Agência de Fomento do Piauí (Piauí Fomento), Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O encontro de hoje é o início de um novo caminho a ser construído por essa parceria entre a ABDE e o Consórcio Nordeste, a fim de consolidar essa agenda em torno do desenvolvimento sustentável regional e na qual as instituições financeiras devem exercer papel de destaque para a retomada do crescimento econômico brasileiro, quando alinhados às missões destacadas no Plano ABDE 2030”, disse a presidente da ABDE.

A ABDE e o Consórcio Nordeste produziram um documento sobre a atuação das IFDs na região, que está disponível para download clicando aqui.

 

Mais notícias