publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Consórcio Amazônia assinam parceria na COP 27

ABDE e Consórcio Amazônia assinam parceria na COP 27

16 de novembro de 2022

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Consórcio Interestadual Amazônia Legal firmaram um acordo, nessa terça-feira (15/11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), com o objetivo de promover atividades e projetos de cooperação, especialmente relacionados com a melhoria das políticas públicas que busquem a competitividade, aumento da atividade produtiva e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região da Amazônia Legal. Assinaram o acordo a presidente da ABDE, Jeanette Lontra, e o governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhados pela coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks.

O memorando tem duração prevista de 24 meses e prevê, entre outras ações, a realização de seminários, eventos e reuniões técnicas; a produção de estudos e pesquisas; a construção de projetos especiais para a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento regional sustentável; além de capacitações e treinamentos. A assinatura ocorreu no encerramento do painel “Financiamento Climático: o papel dos bancos de fomento”, que foi moderado pela presidente da ABDE, no espaço do Consórcio Amazônia Legal na COP 27. O painel discutiu o papel dos bancos de fomento para o desenvolvimento da infraestrutura verde na Amazônia Brasileira.

“A ABDE tem buscado mobilizar as instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no sentido de viabilizar novas oportunidades e mecanismos de fomento e financiamento a projetos sustentáveis na região da Amazônia Legal. Foi na esteira desse movimento que surgiu a Aliança pelo Financiamento da Amazônia, uma iniciativa lançada na COP 26 em parceria com o BID, que tem como objetivo fortalecer e organizar a rede de financiamento para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região”, apontou Jeanette, destacando a importância do novo acordo estabelecido com o consórcio interestadual: “A ABDE espera que a Aliança e a parceria entre a Associação e Consórcio da Amazônia Legal nos ajudem a aumentar ainda mais o aporte do SNF para a Agenda 2030 na região”.

Além da ABDE, o painel contou com a presença da chefe de divisão de operações na América Latina e Caribe do Banco Europeu de Investimentos (BEI),Kristin Lang, Felipe Ortega, chefe de divisão de Bioeconomia do Banco Europeu de Investimentos (BEI), Tatiana Schor, líder da área de Amazônia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Júlio Costa Leite, superintendente da Área de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES.

Veja a íntegra do debate clicando aqui

Mais notícias