publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e associados participam de Fórum dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina

ABDE e associados participam de Fórum dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina

12 de agosto de 2022

O Fórum Anual de 2022 da Aliança dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto, de forma híbrida, e contou com a presença de diversos representantes de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs). Organizado em conjunto pelo Desenvolve SP, pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e pelo Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), o evento abordou discussões sobre alternativas para financiar a transição climática urbana e o papel dos bancos subnacionais nesse movimento.

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, esteve presente em um dos painéis de abertura do evento, ao lado de representantes de outras instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Fomento (SNF), como a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), o Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Desenvolve Mato Grosso, Desenvolve São Paulo, a Fomento Paraná, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Banco do Nordeste (BNB).

No painel com a presença da presidente da ABDE, ocorreu debate em torno da importância dos bancos subnacionais de desenvolvimento na América Latina e no Caribe na questão da sustentabilidade. Primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Desenvolvimento em 50 anos, Jeanette Lontra afirmou que é não é possível conseguir realizar sustentabilidade sem diversidade. Ela também apontou que sem os bancos subnacionais o desenvolvimento dos países seria mais difícil, pois são essas instituições que financiam desde pequenos empreendimentos até grandes obras públicas.

“Nosso grande desafio, na verdade, é posicionar as instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na liderança da agenda do financiamento sustentável no Brasil. Isso é o que estamos buscando: engajar, guiar, potencializar o papel do Sistema Nacional de Fomento no desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador”, diz a presidente, lembrando a diversidade do SNF, que abarca desde instituições grandes como os bancos federais até instituições pequenas nos estados.

Durante debate na Sessão 2 do evento, a gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Bruna Araújo, fez uma apresentação sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que objetiva conectar de forma ainda mais concreta as instituições financeiras de desenvolvimento à agenda global dos ODS. “A ABDE faz isso gerando e disseminando conhecimento, engajando atores relevantes e incluindo não só as instituições que são membros da Associação, mas também outras instituições que são importantes para a cadeia do financiamento. Também estamos construindo ferramentas para que as instituições associadas da ABDE possam incorporar essa dimensão da sustentabilidade e das agendas das ODS no seu dia a dia”, pontuou.

O evento ocorreu presencialmente na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e também foi transmitido no canal da instituição no YouTube. Os paineis estão disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=Zviox492af4

Mais notícias