publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e AFD promovem mesa redonda sobre equidade de gênero

ABDE e AFD promovem mesa redonda sobre equidade de gênero

20 de maio de 2022

Juntamente com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a ABDE realizou nesta quarta-feira (18/05), uma mesa redonda que reuniu instituições de fomento de todo o Brasil, com o intuito de apresentar projetos que estão sendo implantados, e outros em estudo, em prol da equidade de gênero. A mesa contou com a presença das agências de fomento do Rio Grande do Norte (AGN), do Rio Grande do Sul (Badesul) e de São Paulo (Desenvolve SP), e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A abertura do evento foi realizada pela presidente da ABDE, Jeanette Lontra, e pela embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet. .

Durante a mesa, representantes das agências tiveram a oportunidade de dividir seus feitos na área. A AFD contou que durante a pandemia desenvolveu alguns projetos de auxílio financeiro para famílias monoparentais, que em sua maioria são compostas por mulheres. Além disso, a agência trouxe dados de investimentos feitos em projetos em prol das mulheres ao redor do mundo. A AFD pontuou que é de extrema importância sinalizar onde o gênero está sendo desfavorecido e levar em conta o aumento e agravamento das desigualdades pelo mundo ao investir em um projeto.

A AGN compartilhou seus projetos presentes e futuros para o investimento em empreendedorismo feminino. A agência teve 100,2 milhões de reais investidos em negócios chefiados por mulheres, tornando-se recordista nesse tipo de financiamento. Com o apoio do governo estadual, a agência tem também projetos para liberar crédito para mulheres vítimas de violência doméstica ou em vulnerabilidade social, além de oferecer capacitação para que essas mulheres sejam bem-sucedidas em seus empreendimentos. A diretora-presidente da instituição, Edivane Vilar, disse desejar que essa transformação social ocorra de dentro para fora. “Queremos ir além de ser uma instituição que vive a equidade de gênero e, por isso, apresentamos as propostas de medidas de linhas de crédito para estimular e impulsionar o empreendedorismo feminino no Rio Grande do Norte. Estamos buscando parceiros para se unirem a nós para catalisar essa transformação”.

O Badesul e o BDMG explicaram que, além das ações voltadas às empreendedoras, estão adotando medidas internamente para que o ambiente de trabalho das mulheres se tornem mais seguros e confiáveis. O Desenvolve SP destacou que tem focado seus investimentos nas micros, pequenas e médias empresas chefiadas por mulheres, fornecendo também financiamento para que essas mulheres cresçam em seu ramo.

A mesa debateu a importância da implementação dessas estratégias para igualdade de gênero pelas Instituições Financeiras de Desenvolvimento, para superar as dificuldades que as mulheres ainda sofrem em manter, e conseguir, apoio financeiro para seus projetos. A ABDE e a AFD têm buscado manifestar-se sobre essa temática e incentivado outras instituições a fazerem o mesmo.

Mais notícias