publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE apoia V Congresso do Centro Celso Furtado

ABDE apoia V Congresso do Centro Celso Furtado

27 de julho de 2022

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) realizam, de 17 a 19 de agosto de 2022, o V Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, que tem como tema central “Desenvolvimento: conceito, ferramenta e projeto para superação da crise”. São objetivos do V Congresso a discussão e a reflexão, múltipla e transdisciplinar, reunindo e integrando pesquisadores, pesquisadoras e diferentes atores sociais sobre os desafios intelectuais, políticos e práticos do tema “desenvolvimento”. O Congresso ocorrerá de forma híbrida (parte virtual e parte presencial), nas dependências do IE/UFRJ. 

Para os organizadores, o evento responde à duas grandes motivações: de um lado, o quadro crítico provocado pela crise sanitária da Covid-19, pela desaceleração e crise da economia no Brasil e no mundo, pela intensificação dos riscos ambientais e pelo agravamento dos problemas energéticos; e, de outro, o contexto de ameaças constantes à cultura e às instituições e instrumentos do estado democrático de direito, com ascensão de pautas negacionistas e de projetos políticos autoritários, estimulando a balcanização do debate na esfera pública e nas múltiplas mídias existentes, pelas graves ameaças e violação de direitos, da vida e redução do horizonte de esperanças para as atuais e futuras gerações de brasileiros e brasileiras. 

A programação do evento contará com: 

  • Duas conferências internacionais, tratamento da crise mundial e latino-americana e suas ferramentas de enfrentamento; 
  • Um painel temático, que busca refletir sobre o estado da arte dos desafios do Brasil para a década; 
  • Nove mesas redondas, organizadas a partir dos eixos temáticos representativos das múltiplas faces do desenvolvimento; 
  • Sete Grupos de Trabalho abertos à submissão de trabalhos de pesquisa de estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições acadêmicas do Brasil e do mundo; 
  • Um Simpósio de Graduação, permitindo a integração de estudantes e jovens pesquisadores e pesquisadoras interessados nos temas do desenvolvimento. 

Demais informações sobre conferencistas e palestrantes, procedimentos de inscrição e regras do edital para submissão de trabalhos  podem ser encontradas em: https://www.congresso2022.centrocelsofurtado.org.br/. 

A realização do Congresso conta com uma rede de apoio e parcerias com mais de 20 instituições nacionais e internacionais, acadêmicas e não acadêmicas, que vão de associações científicas, passando por conselhos profissionais, agências de fomento, universidades e institutos de pesquisa. 

No Congresso, ocorrerá também um debate sobre o ”O papel do Sistema Nacional de Fomento no desenvolvimento sustentável: contribuições do Plano ABDE 2030”. A Mesa 8 será moderada pela Bruna Araújo, gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, e contará com a presença de João Romero, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Karin Vasquez, Economista e Coordenadora Técnica da ABDE 2030 e Esther Dwerck, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Mais notícias