BLOG

A PRODUÇÃO RURAL FORTALECIDA POR IFDs

29 de janeiro de 2020 às 16:59
Compartilhe essa notícia

O agronegócio é um dos principais segmentos financiados pelo Sistema Nacional de Fomento (SNF), que teve seu início em 1938 com a criação da Carteira de Crédito Rural e Industrial do Banco do Brasil. Desde então, o sistema vem liderando os financiamentos ao setor. Vale ressaltar que a agropecuária é expressiva geradora de riqueza, emprego e divisas por meio das exportações.

Todo esse processo vem sendo acompanhado e incentivado pelo SNF, que opera em harmonia com a Política Agrícola e Pecuária e os Planos Safras, que definem ações de crédito rural, de apoio à comercialização e de seguro rural. Cerca de 80% das IFDs atuam no segmento ruralista, além dos Fundos Constitucionais, operados exclusivamente pelo SNF, que também viabilizam o sucesso das operações agrícolas em todo o país.

Um exemplo de instituição financeira que apoia o setor rural é o Banco da Amazônia, que por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) possibilitou que o empreendedorismo rural familiar, atuante em avicultura e iniciado em 1986, recebesse financiamento e investimento. Os créditos ofertados foram direcionados à aquisição de matéria-prima, máquinas e equipamentos, elevando o trabalho, também, para a piscicultura (criação de tambaquis) e aumentando a produção de ovos diária.

Outras instituições vinculadas ao SNF se destacam no setor rural, como é o caso da Desenvolve que proporcionou ao crescimento alagoano e aos pequenos produtores rurais da região o montante de R$ 4 milhões em fomento, beneficiando mais de 1500 pessoas. Já a Agência de Fomento do Amapá (Afap) propiciou crédito à produção pecuária da região por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (FRAP).

Movimentações como essas geram dezenas de empregos diretos e indiretos, fomentam o desenvolvimento rural aos níveis de exportação e familiar, além de trazer renda por intermédio da comercialização consciente e expandida.

2 respostas para “A PRODUÇÃO RURAL FORTALECIDA POR IFDs”

  1. AffiliateLabz disse:

    Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

  2. Aqui é a Karina Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *