publicações-estudos

Publicações

Estudos

Acesse os estudos e relatórios voltados ao desenvolvimento nacional, publicados pelo selo ABDE Editorial.

Livros

Guia de Responsabilidade e Gerenciamento de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos

Em face às mudanças no contexto regulatório nacional sobre responsabilidade e gerenciamento de riscos sociais e ambientais ocorridas em 2021, a ABDE e o BID, com o apoio técnico da NINT, apresentam o novo Guia orientador sobre Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e estrutura de gerenciamento de riscos SAC para instituições financeiras do Sistema Nacional de Fomento (SNF).

Livros

Metodologia ABDE-PNUD de Alinhamento do Sistema Nacional de Fomento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicação em parceria com o PNUD, que tem o objetivo de mensurar a contribuição das instituições do Sistema Nacional de Fomento à Agenda 2030 a partir do mapeamento e classificação dos recursos disponibilizados pelo SNF nos 17 ODS e que representa um esforço inovador de mapeamento e classificação das ações, programas e produtos para o financiamento do desenvolvimento sustentável.

Livros

SDG Methodology Guide

Publication that presents the SDG methodology and provides guidance on how to use it to support the strategies, prioritisation and alignment of the National Development Financial System (NDFS) with the goals of the 2030 Agenda for Sustainable Development

Livros

Guia de aplicação da metodologia ODS e sustentabilidade no SNF

Publicação que apresenta a Metodologia ODS e orienta a sua utilização para apoiar as estratégias, a priorização e o alinhamento do Sistema Nacional de Fomento aos objetivos da Agenda 2030.

Livros

Raio X da Região da Amazônia Legal

Documento produzido por ABDE, que busca oferecer um panorama social e econômico regional com um olhar sobre o mercado de crédito da Amazônia Legal, e foco na atuação das instituições do Sistema Nacional de Fomento.

Livros

Raio X da Região Sul

Documento produzido por ABDE, que busca oferecer um panorama social e econômico regional com um olhar sobre o mercado de crédito da Região Sul do país, e foco na atuação das instituições do Sistema Nacional de Fomento.

Livros

Executive Summary – ABDE 2030 Sustainable Development Plan

Livros

ABDE 2030 – Sustainable Development Plan

Livros

Raio X da Região Nordeste

Documento produzido por ABDE e Consórcio Nordeste, que busca oferecer um panorama social e econômico regional com um olhar sobre o mercado de crédito da região e foco na atuação das instituições do Sistema Nacional de Fomento.

Livros

Sumário Executivo – Plano ABDE 2030

Resumo do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, publicação da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), com objetivo de propor caminhos para que o Brasil alcance as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Livros

Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Publicação da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), com objetivo de propor caminhos para que o Brasil alcance as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Livros

Guia de Responsabilidade Socioambiental

Guia de orientador sobre Políticas de Responsabilidade Socioambiental (prsa) para instituições do Sistema Nacional de Fomento. Realizado em parceria com o BID.