publicações-rumo

Publicações

Notícias


Programas Investe Turismo e +Turismo.RS são lançados no Rio Grande do Sul

6 de agosto de 2019

Na quarta-feira (31/7), em cerimônia realizada na sede do governo estadual, em Porto Alegre, foram lançados os programas Investe Turismo e +Turimos.RS, que têm como objetivo impulsionar o potencial turístico do estado. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do governador Eduardo Leite e da presidente do Badesul e diretora da ABDE, Jeanette Lontra, entre outras autoridades.
O +Turismo.RS é uma parceria entre o Badesul, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Ministério do Turismo, o Sebrae, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A proposta é oferecer apoio aos municípios selecionados interessados em aprimorar a estrutura para atrair turistas, facilitando a adesão a linhas de crédito dos bancos de fomento, com juros facilitados de 7% a 10% ao ano, prazo de 20 anos para quitação e carência de até quatro anos.
Já o Investe Turismo é uma iniciativa do Sebare, do Ministério do Turismo e da Embratur. A iniciativa pretende contemplar 158 cidades brasileiras com um pacote de investimentos voltados para o setor de turismo, como incentivos a novos negócios, acesso ao crédito e melhorias de serviços, inovação e marketing. O investimento inicial, de R$ 200 milhões, quer aumentar a competitividade e acelerar o desenvolvimento em 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil.
No Rio Grande do Sul, o programa, que conta com investimento de R$ 2,6 milhões, oriundos do Sebrae, terá foco em 12 cidades, que são: Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões. A ideia é, em três meses, fazer um mapeamento de fluxo turístico para identificar perfil de consumo, destino de origem e satisfação quanto à experiência de turismo no Estado.
A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, ressaltou durante o evento a participação da agência de fomento nos projetos ligados ao Turismo e a sua importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Petry, explicou que a união de esforços traduzida na parceria promoverá uma convergência de ações em prol do desenvolvimento turístico no estado. “Será de vital importância para pequenas e micro empresas especializadas no setor”, acrescentou.
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray afirmou que os programas serão responsáveis por intensificar algo que o Rio Grande do Sul já faz com grande capacidade. “A parceria qualifica ainda mais a indústria e facilita a vida dos empreendedores para obter investimento em infraestrutura”, afirmou.
Fonte: Badesul

Mais notícias