publicações-rumo

Publicações

Notícias


Programa Centelha RS recebe mais de 780 inscrições de ideias inovadoras

25 de julho de 2019

Foi encerrado na quinta (18/07) o período de inscrições de ideias inovadoras para o Programa Centelha RS, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Sul. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
O programa no Rio Grande do Sul é executado pelo governo do estado, por meio da Fapergs, e em parceira com Sebrae RS, Badesul e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). Os parceiros estaduais são responsáveis por realizar workshops de divulgação do Centelha RS em diversas regiões do estado e o acompanhamento técnico das empresas selecionadas no programa, inserindo-as nos projetos de incentivo ao empreendedorismo
A iniciativa pretende incentivar o empreendedorismo inovador, que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis. Serão disponibilizados R$ 1,84 milhão para até 50 propostas, recursos oriundos da Fapergs e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Em sua primeira edição, o Centelha RS recebeu 784 inscrições de ideias inovadas, envolvendo 1968 participantes nas equipes cadastradas no programa. Foram submetidas ideias em diferentes áreas e setores do ecossistema de inovação gaúcho, com destaque para as  seguintes temáticas: automação, big data, biotecnologia e genética, design, eletroeletrônica,  inteligência artificial e machine learning, internet das coisas (IoT), manufatura avançada e robótica, mecânica e mecatrônica, nanotecnologia, química e novos materiais, tecnologia social, tecnologia da informação (TI) e telecom.
O programa recebeu inscrições de empreendedores oriundos de 104 municípios das sete mesorregiões do estado. Mais de 90% dos proponentes possuem ensino superior, sendo 48% destes com pós-graduação. Do total de proponentes, 26% declaram possuir vínculo com Instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), 15 % com incubadoras de empresas e 11% com empresas.
Saiba mais
O Programa Centelha é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o CNPq e o Confap, operada pela Fundação CERTI e executada por instituições parceiras em 21 estados brasileiros.
O objetivo é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.
As inscrições estão abertas nos estados da Paraíba (até 16/08), Sergipe (até 20/07), Santa Catarina (até 31/07), Bahia (até 07/08), Mato Grosso do Sul (até 25/08). Abrem inscrições em breve os estados do Amapá, Pernambuco e Minas Gerais. Os demais estados abrem inscrições até setembro. A lista completa dos estados participantes, benefícios oferecidos e informações para inscrições podem ser encontradas no site:  www.centelha.gov.br  ou www.programacentelha.com.br
Fonte: Finep

Mais notícias