publicações-rumo

Publicações

Notícias


Patrocínio ganha rede de esgotos financiada pelo Novo Somma

30 de setembro de 2011

Foto: DAEPAA Prefeitura de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, inaugurou na última sexta-feira (21/10) cerca de dois mil metros de rede coletora de esgoto no distrito de Silvano. Financiada pelo BDMG Novo Somma, a obra vai beneficiar diretamente 1.200 pessoas e ainda várias propriedades rurais do entorno, que passarão a utilizar a água limpa dos rios. O diretor do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), Luciano Queiroz Filho, informou que Silvano era o único distrito onde não havia coleta de esgoto. Do investimento do município de R$ 671 mil, 95% é financiado pelo BDMG Novo Soma.

A rede de esgoto é apenas uma das obras financiadas pelo BDMG Novo Somma para Patrocínio, que tem cerca de 85 mil habitantes. O financiamento total é de cerca de R$ 9 milhões destinados a quatro estações de tratamento de esgoto, uma na cidade e três nos distritos e uma estação de tratamento de água. Agora, todo o esgoto do município será coletado e 80% tratado. “Nosso objetivo é chegar a 100%”, informa o diretor do DAEPA. Todas as residências de Patrocínio também terão água tratada.

Sensibilidade

Luciano conta que, antes, as mais de 200 casas do distrito tinham fossas e era normal ver crianças descalças pisando nos detritos, sem contar o perigo de contaminação nas hortas feitas nos quintais. Segundo ele, graças à iniciativa do prefeito Lucas Campos de Siqueira, que é médico, e aos recursos do BDMG Novo Somma, o cenário agora é bem diferente. “É muito melhor investir em saneamento do que gastar com o tratamento de doenças” disse.

Conforme constatação do Atlas do Saneamento 2011, divulgado na última quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1993, o país registrava 733 internações por grupo de 100 mil habitantes causadas pela falta de saneamento básico. Em 2008, a relação caiu para 309 por 100 mil.

Além de Patrocínio, outros 10 municípios estão fazendo obras de saneamento básico com recursos do BDMG Novo Somma. Em recente entrevista, o governador Antônio Anastasia disse que a meta de seu governo não é melhorar apenas os indicadores de educação, de segurança e saúde: “Temos também de fazer as obras físicas: saneamento, habitação, pavimentação, praças, melhorar as condições de vida do povo mineiro”.

Patrocínio é força da agropecuária

Patrocínio tem sua economia baseada na agricultura, com destaque para o cultivo do café milho, soja, feijão, algodão, arroz, batata inglesa, banana, mandioca, cana-de-açúcar, frutas e hortifrutigranjeiros, que abastecem a Ceasa de Uberlândia e são exportados para São Paulo, Paraná, Manaus e Rio de Janeiro, em sua maioria. Patrocínio é também a segunda bacia leiteira do estado. O município tem uma forte indústria, especialmente cerâmicas, frigoríficos, esquadrilhas metálicas, fábricas de ração animal, extração e exportação de água mineral armazéns e beneficiamento de café. O comércio da cidade é bastante forte atraindo a população de cidades vizinhas.

Fonte: BDMG (Foto: DAEPA).

Mais notícias